Você está aqui: Home > Alimentação > Adoçante Sucralose

Adoçante Sucralose

Muitas pessoas estão falando deste adoçante? Vamos entender um pouquinho sobre ele, sua segurança, consumo e formas de apresentação no mercado.

A sucralose foi descoberta em 1976 por pesquisadores de uma Universidade de Londres. Ela é feita através de um processo de muitas etapas que começa com o açúcar comum de mesa (sacarose) e substitui três grupos hidrogênio-oxigênio na molécula de açúcar por três átomos de cloro. Este processo resulta em um adoçante estável com sabor de açúcar, mas livre de calorias.

A segurança da Sucralose já foi analisada pelas principais autoridades médicas, científicas e regulatórias do mundo. As quais concluíram que esta pode ser consumida pelo público em geral, e também por crianças, gestantes e lactantes, assim como diabéticos pois ele não afeta os níveis de glicose ou insulina no organismo. Veja quem analisou e libera o consumo:

  • Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA)
  • Organização Européia de Segurança Alimentar (EFSA)
  • Organização de Saúde do Canadá
  • Normas Alimentares (Austrália/Nova Zelândia)
  • Conselho Japonês de Saúde Alimentar
  • Comitê Conjunto de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA), formado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e OMS (Organização Mundial da Saúde)

O que a sucralose oferece:

  • Não há efeitos adversos conhecidos;
  • Não é tóxica, pois não foram observados efeitos adversos em animais de teste, mesmo em quantidades de doçura equivalente a mais de 18 kg de açúcar por dia;
  • Não produz efeitos sobre o metabolismo de carboidratos;
  • Não tem efeito sobre o controle a curto ou longo prazo da glicose no sangue ou sobre os níveis de insulina sérica;
  • Não tem calorias ou carboidratos: não é metabolizada ou decomposta como fonte de energia.

Para muitas pessoas a sucralose é perfeita pois imita o sabor do açúcar sem sabor residual de adoçantes. Pode ser usada em receitas, pois possui estabilidade no calor e não perde seu poder adoçante mesmo em altas temperaturas. O comitê especializado em aditivos alimentares (JECFA) junto com a FAO e OMS estabeleceram uma IDA (quantidade que pode ser ingerida diariamente sem riscos para o cosumidor) que é de 15mg/kg de peso corpóreo/dia.

Alguns dos adoçantes no mercado:

uniao fit

União Fit:  composto por sacarose (açúcar comum) e sucralose. Lançamento da União. Para quem não quer abandonar de vez o açúcar e tem medo de sentir o sabor residual do adoçante, vai se adaptar bem!

linea sucralose

Linea: composto por sucralose e acessulfame-k, além de outros ingredientes. Veja aqui.

 lowcucar blenda

Lowçúcar Blenda: composto por acessulfame-k e sucralose. Demais ingredientes aqui.

fin sucralose

Finn: sucralose e acessulfame-k, e outros ingredientes. Veja aqui.

E tem diversos outros que vocês podem ver no mercado. O interessante para quem não vive sem o adoçante, é fazer um rodízio entre os tipos e ingredientes de tempos em tempos. Mude! =D

FDA

Sociedade Brasileira de Diabetes

7 comentários

  1. Ficou ótimo!
    Parabéns!
    Melhorias são sempre bem vindas!

  2. Obrigada Renata!
    Tenha um ótimo dia!

  3. gostaria de saber se este produto (adoçante sucralose)é realmente prorpio para diabéticos.

  4. Gostaria de uma informação sobre o açúcar FIT. Sou diabético, embora hoje minha médica, parou com a insulina, pois já há alguns meses estou a taxa normal. Minha pergunta: Como devo permanecer nos adoçantes, me indicaram o FIT para usar (não foi a médica), posso utilizar sem receio ? Aguardo um retorno de vcs.
    Obrigado.

    J.Dayr

  5. Nunca havia utilizado sucralose na minha alimentação até o mês passado quando decidi substituir o açúcar pelo mesmo e me arrependi muito por esta decisão.
    Dentre os efeitos colaterais provocados em meu organismo pelo uso deste adoçante estão congestionamento das vias aéreas com formação de secreção transparente e viscosa tipo clara de ovo, cansaço ao respirar, respiração curta, tosse seca, sensação de sufocamento na garganta ao engolir a saliva.
    Suspendi imediatamente o uso do produto e no dia seguinte já percebi uma melhora dos sintomas.
    Nunca mais coloco este veneno na minha boca.

  6. Boa tarde.
    O açúcar fit pode ser usado por pessoas diabéticas ou o adoçante linea é melhor?
    Eu tenho diabetes tipo 2 e não gosto de adoçante, queria continuar com o União fit será quw posso?

  7. Boa tarde!
    o açúcar fit união pode ser consumido por diabéticos?

    Obrigada

Responda

Seu email não será publicado

*