Você está aqui: Home > Legislação de Alimentos > Ali mente-se: “Sabor Integral” e “Sabor Original”, existe?

Ali mente-se: “Sabor Integral” e “Sabor Original”, existe?

Gostaria de informar que a embalagem do Biscoito Salgado Integral Club Social está de cara nova!!! E sabem por quê?

Não sei se devo este mérito a mim mesma (hehehe)! Ou apenas coincidência?

Explico para vocês…

No dia 09/03/2010 numa bela tarde, estava eu estudando e fazendo meu lanchinho da tarde com o super prático e gostoso biscoito salgado integral da Club Social. E avistei um equívoco (sangue de nutricionista, e paixão pelas embalagens!)!!!

Na embalagem do biscoito estava escrito em letras “gritantes” – SABOR INTEGRAL no painel principal (é a parte principal, lado elaborado para ficar à mostra no mercado). E o que que tem? O biscoito não é integral?

É, é sim! E aí é que está o “problema”. Se um alimento é integral, é porque em seu ingredientes há “cereais integrais” (farinha de trigo integral, farelo de trigo, fibra de trigo). O sabor de um produto se refere a um ingrediente e/ou aroma natural/artificial acrescentado ao alimento para conferir ou realçar o sabor. No caso do biscoito salgado integral da Club Social, na lista de ingredientes não foi adicionado nenhum aroma. Veja que, não existe “aroma integral” para comprar em mercados e acrescentar em alimentos, conferindo o aspecto integral e não está previsto em legislação. Há nesse biscoito somente a farinha de trigo integral, que lhe dá direito ao nome de “biscoito integral”.

E o “problema” também está na embalagem do Biscoito Salgado Club Social, o intitulado como “Original”. Nesse, encontra-se no painel principal escrito “SABOR ORIGINAL”. Como assim “sabor original”? É somente um biscoito Salgado, como o mesmo é denominado na embalagem: Biscoito Salgado. Não consigo entender esta classificação de sabor (pois não há nenhum aroma acrescentado) e muito menos entender o que seria um sabor original (compra-se aroma original no mercado para colocarmos em nossas receitas? =/).

Com isso, entrei em contato com a empresa responsável pelo biscoito (09/03), a Kraft. Mas não obtive resposta. Esperei uns 20 dias e resolvi entrar em contato com a Anvisa (23/03) para comunicar o equívoco e eles verificarem (o contato com a Anvisa fiz através do site www.portal.anvisa.gov.br clicando no lado direito da tela no NOTIFICAÇÃO ANVISA e depois em formulários no final da página). Dia 31/03 a Anvisa me respondeu dizendo que “A empresa será notificada para adequação a legislação“.

Se fui eu ou não, eu ainda não sei, mas o importante é que agora a embalagem está de acordo! =P

Ah…e só encontrei até hoje no mercado a embalagem do Biscoito Club Social Integral modificada, a do Biscoito Club Social Salgado – “Original” ainda  não tive a oportunidade de encontrar. Caso alguém veja…me avisem….gostaria de colocar a imagem dela também! =)

5 comentários

  1. Não justifica o erro mas o “sabor original” a que se referem é o da primeira Club Social salgada que saiu, nada a ver né!… e que permaneceu por muito tempo no mercado só ela. Depois vieram muitas, outros sabores, lembro bem que um dia provei uma diferente da original e não gostei e não provei mais outros, será porque estava bem sedimentado em minha memória o sabor da primeira a “original”. Consumo de vez em quando só a Integral.
    Estamos pouco atentos para os chamativos e atrativos das embalagens, mas elas hoje estão muito bem elaboradas para nos vender o produto que nem sempre corresponde a realidade, é a compra por impulso.
    A legislação vem aos poucos limitando a propaganda enganosa, mas deve partir de nós o olhar crítico sobre esses produtos, porque somos a parte interessada, é o nosso bem estar, é a nossa saúde.
    Esse é só um exemplo, existem muito mais por aí disfarçados de bonzinhos.
    Parabéns Veri e vamos vigiar…
    Vou começar uma campanha hoje para o bem do meio ambiente: “Não leve embalagem para casa, deixe no supermercado”

  2. Olá pai,
    Obrigada pelo comentário. E é bem isso que quero registrar aqui no meu blog, a falta de atenção ao comprar um produto!
    Quero dizer que também sou a favor da campanha “Não leve embalagem para casa, deixe no supermercado” e acho que deveríamos fazer um post, no meu e no seu blog http://www.fameira.blogspot.com, topas?
    Beijossss…

  3. Oi, Veri.

    Parabéns pela sua iniciativa. É de pessoas assim que precisamos para melhorar a qualidade das informações nutricionais dos produtos do mercado. Ainda não vi a nova embalagem do Club Social, mas confesso q não me agradava aquela informação “Sabor Original”. Acredito que a mudança tenha ocorrido mesmo devido ao seu contato com a Anvisa. Parabéns pelo blog. Um grande beijo e sucesso!!! Tati

Responda

Seu email não será publicado

*