Você está aqui: Home > Alimentação > Alimentação da minha Avó nos seus 10 anos de idade (1937)

Alimentação da minha Avó nos seus 10 anos de idade (1937)

alimentação dos avósVocê já tentou imaginar como era a alimentação de seus avós? Muito curiosa pela alimentação de antigamente, fui conversar com a minha avó e ela me disse que...

Seu café da manhã era café ou chá mate com leite adoçados com o açúcar mascavo, que na época era o mais comum. Acompanhava os famosos “bolinhos de graxa”, que eram bolinhos de fubá fritos na banha de porco. Além de pão de milho com manteiga e queijo. E ás vezes, deliciava-se com um pedaço de bolo de fubá doce ou salgado da sua mãe, assado nas grandes fornalhas. Depois desse café da manhã, lavava a louça, arrumava a mesa enquanto seus pais seguiam para a lavoura e ela ia para a escola.

Seu almoço era carne de porco ou gado ou galinha assada ou cozida na panela, acompanhada da dupla perfeita de arroz e feijão, e muita salada como: repolho, alface, tomate. Ás vezes, tinha mandioca ou batata, batata-doce cozidas ou assadas. Para beber…nada…não bebiam água, nem suco de frutas. Era raro quando o pai dela tomava um pouco de vinho. E logo depois desse banquete, era quase que uma tradição, sua mãezinha servia um prato fundo com leite, farinha de milho e marmelada (feita em casa).

Após, ajudava na cozinha limpando e depois ela passava o tempo cuidando dos seus irmãos menores, aprendendo a costurar, fazer crochê, bordado…E quando batia uma fome no meio da tarde, ela petiscava com bolachas caseiras que sua mãezinha fazia com chá, ou pão com mel ou pedaço de bolo de fubá ou frutas da estação: pêra, pêssego, laranja.

Logo, o tão esperado jantar. Que geralmente era um almoço. Arroz, feijão, carne, batatas, salada.

E não petiscavam ou comiam mais alguma coisa antes de dormir.

Acharam interessante? Mas peraí, que não acabei…agora que ficará interessante!

Minha hoje com 83 anos, quase 84 (20/07), nasceu em Conceição um município de Rebouças, interior do Paraná. Seus pais tinham uma lavoura, hoje comparando seria uma pequena fazenda.

Resumindo então, ao acordar pela manhã (madrugada hehe), ela como a filha mais velha de 6 irmãos, ia retirar o leite da vaca para poder tomar o café com leite. O café ou o chá mate era plantado, colhido e torrado lá mesmo. O queijo e a manteiga era feito por eles, pois tinham o leite da vaca. Além de fazer requijão, coalhada também.

lavouraCultivavam os mais diversos cereais, leguminosas, verduras e frutas como o arroz, trigo, milho (que derivava o fubá), feijão, mandioca, batata, repolho, alface, tomate, pêra, laranja. Além de criar animais como o gado, carneiro, galinhas, porco, para terem a carne de todos os dias e derivados, banha (para cozinhar, fritar, assar pois naquela época não tinha óleo), ovos, barrigada (para fazer sabão), miúdos…

Até mel eles cultivavam…minha avó lembra de quando “furavam os favos para retirar o mel”!!!

Cortavam lenha para as grandes fornalhas que sustentavam para assar os pães, bolos, carnes…ou mesmo para o fogão à lenha, esquentar a água, fazer o almoço! As únicas coisas que ela lembra que compravam mesmo, era o açúcar e o sal.

Curiosidade: minha avó disse: “comíamos peneiradas de pipoca“! Legal, né? Por mais que o milho seja muito antigo, parece que a pipoca era coisa moderna….=) E eles, consumiam  o açúcar mascavo, o açúcar branco (refinado) era somente para as visitas!

Gente…esse foi meu “puxão de orelha” em vocês…

pizza de calabresaPare e pense de quando você reclama que precisa ir ao mercado comprar uma caixa que contém uma pizza de calabresa prontinha para você chegar em casa, ligar seu microondas, aquecê-la,sentar no sofá e praticamente nem desfrutar dela, porque você estará tão fissurado na tv ou no computador no momento dessa comilança!

O que que achô? =)

Gostou? Curta ou dê um +1 e compartilhe essa história!

3 comentários

  1. Bom dia!!!!

    Demais essa matéria!!!!
    Acho que nossa alimentação deveria ser assim…………saudável, sem conservantes, feita na hora de comer de preferência colhida na hora……que pena não termos essa oportunidade!

    Abraços
    Renata

  2. Olá Renata,
    A oportunidade temos sim! Diariamente temos oferta de alimentos naturais….mas acho que pode-se começar introduzindo novos alimentos naturais aos poucos e reduzindo o consumo de outros industrializados. O que acha?
    Já ouviu falar do Comida Ecológica?
    Até mais…

  3. Hoje eu estava comentando com minha irmã sobre a alimentação de antigamente. Tinha banha? Sim, mas vejam que também tinha muita salada e frutas.

Responda

Seu email não será publicado

*