Alimente-se: E agora, hot-dog?

Um estudo americano foi publicado no site do Jornal Circulation, na segunda-feira, dia 17 de maio, e associa riscos à saúde, por consumo de carnes e embutidos.

A revelação é: quem consome diariamente 50 gramas de carne processada – o equivalente a uma salsicha de cachorro quente – tem um risco 42% maior de ter doenças cardíacas e ainda 19% mais alto de ter diabetes de quem não consome esse tipo de alimento.

A melhor escolha é trocar os embutidos nas refeições por carnes preparadas. Dizem os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos que a carne vermelha preparada em casa ou no restaurante é melhor que a carne processada.

Foram analisados 1,6 mil estudos sobre os efeitos da carne vermelha no organismo, e concluíram que: a quantidade de gordura, segundo os pesquisadores, é a mesma. O problema, eles dizem, está na quantidade de sal e nitratos – que é maior nas carnes industrializadas, feitas para durar mais.

Os embutidos (salsichas, salames, salames italianos etc.) para a “nação”  de nutricionistas, sempre foram alimentos não saudáveis e sempre que possível recomendado aos pacientes a substituição nas refeições por outros alimentos. Muitas pesquisas anteriores, assim como a própria rotulagem, já revelavam a presença de níveis altos de sódio (sal) e nitratos. Alto consumo de sódio está associado a aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras doenças crônicas. E o nível elevado de nitratos na alimentação está associado ao risco de câncer de estômago.

Abaixo o link para vídeo desta reportagem exibido no jornal “Bom dia Brasil”.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/comer-carne-processada-aumenta-risco-de-doencas-cardiacas-e-diabetes.html

Hot-doguenses de plantão“…fiquem em alerta, e sempre que puderem optem por uma refeição mais segura para sua saúde.

4 thoughts on “Alimente-se: E agora, hot-dog?

  1. Oi Dávi, =)
    Pela pesquisa, o tipo de carne utilizada não interfere muito, o que conta mesmo é a quantidade de sódio, sais de nitratos e nitritos aplicados neste tipo de alimento, pois a finalidade desses é conferir cor e sabor aos produtos, além de funcionar como agente antimicrobiano e antioxidante. Por isso a preocupação…são produtos industrializados!

    Obrigada…beijos!

  2. Oi Éver,
    Se pudéssemos encontrar no mercado salsichas sem adição de sódio e nitratos, no problem!
    Por enquanto, a solução seria fazer sanduíches com filés de carnes vermelhas e brancas grelhadas…hambúrguer de carne moída ou de PTS (proteína texturizada de soja) para quem gosta e o que a imaginação mandar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...