Alimentos ricos em ferro

O ferro é um mineral vital para o equilíbrio do organismo. Primordial para a síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue (hemáceas) e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Uma pessoa adulta chega a ter de 4 a 5g de ferro, desses 2,5g são na forma de hemoglobina.

O ferro que nosso organismo possui vem de duas formas: da nossa dieta e da reciclagem das hemáceas “velhas”.

Na dieta, o ferro provém de alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo nosso organismo, diz-se mais biodisponível que o ferro de origem vegetal. As melhores fontes que podemos encontrar são as carnes vermelhas (fígado, miúdos), carnes de aves, carnes de peixes.

Encontra-se ferro em alimentos de origem vegetal como folhas ver-escuras (o agrião, salsa, couve, cheiro-verde), brócolis, semente de girassol, feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais, nozes, castanhas, melado de cana, açúcar mascavo, banana, ameixa, morango, beterraba e etc.

Melhor ainda se você puder associar alimentos cítricos ricos em vitamina C como laranja, limão, tangerina, toranja, goiaba, morango, tomat, mamão aos ricos em ferro, pois aumentam a absorção do ferro de origem vegetal. Por isso que a feijoada vem acompanhada sempre de laranjas! =)

Mas também existem alguns alimentos que atrapalham a absorção, o caso do café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados. Estes possuem substâncias como fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio e etc. Se consumidos concomitantemente com os alimentos que possuam ferro, provavelmente haverá pouca absorção.

A reciclagem das hemáceas acontece no baço. Este tem duas funções: liberar as hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) ou destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina.

O consumo insuficiente de ferro leva a Anemia por deficiência de Ferro, a qual é caracterizada pelo estado de baixa concentração de hemoglobina no sangue. Mas outros nutrientes (folatos, proteínas, vitamina B12, cobre) também se pouco consumidos, também geram anemias.

Você sabia que o leite materno é o ponto chave para a redução de anemia por deficiência de ferro na infância?

A Anemia por Deficiência de Ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais!

Fonte: Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.30 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2008; PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Wikipédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...