Você está aqui: Home > Alimentação > Alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro

O ferro é um mineral vital para o equilíbrio do organismo. Primordial para a síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue (hemáceas) e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Uma pessoa adulta chega a ter de 4 a 5g de ferro, desses 2,5g são na forma de hemoglobina.

O ferro que nosso organismo possui vem de duas formas: da nossa dieta e da reciclagem das hemáceas “velhas”.

Na dieta, o ferro provém de alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo nosso organismo, diz-se mais biodisponível que o ferro de origem vegetal. As melhores fontes que podemos encontrar são as carnes vermelhas (fígado, miúdos), carnes de aves, carnes de peixes.

Encontra-se ferro em alimentos de origem vegetal como folhas ver-escuras (o agrião, salsa, couve, cheiro-verde), brócolis, semente de girassol, feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais, nozes, castanhas, melado de cana, açúcar mascavo, banana, ameixa, morango, beterraba e etc.

Melhor ainda se você puder associar alimentos cítricos ricos em vitamina C como laranja, limão, tangerina, toranja, goiaba, morango, tomat, mamão aos ricos em ferro, pois aumentam a absorção do ferro de origem vegetal. Por isso que a feijoada vem acompanhada sempre de laranjas! =)

Mas também existem alguns alimentos que atrapalham a absorção, o caso do café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados. Estes possuem substâncias como fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio e etc. Se consumidos concomitantemente com os alimentos que possuam ferro, provavelmente haverá pouca absorção.

A reciclagem das hemáceas acontece no baço. Este tem duas funções: liberar as hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) ou destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina.

O consumo insuficiente de ferro leva a Anemia por deficiência de Ferro, a qual é caracterizada pelo estado de baixa concentração de hemoglobina no sangue. Mas outros nutrientes (folatos, proteínas, vitamina B12, cobre) também se pouco consumidos, também geram anemias.

Você sabia que o leite materno é o ponto chave para a redução de anemia por deficiência de ferro na infância?

A Anemia por Deficiência de Ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais!

Fonte: Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.30 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2008; PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Wikipédia.

Responda

Seu email não será publicado

*