Você está aqui: Home > Alimentação > Beber água – Passo 8

Beber água – Passo 8

E por quê?

Acredite, temos 70% de água no nosso corpo. Assim, ela é essencial para que nutrientes, células e reações funcionem adequadamente. É vital sua ingestão!

Como a água nos ajuda?

Está envolvida na produção da saliva, do suco gástrico e das enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas) que atuam na digestão. Ajuda na redução da sensação da fome, através das fibras solúveis presentes nas frutas e alguns cereais, as quais incham quando em contato com a água e dão a sensação de saciedade. Se bem hidratados, o volume do sangue aumenta, sendo ideal para irrigar (com nutrientes: vitaminas e minerais) todas as células do corpo corretamente. Melhorando nossa pele, cabelo, unhas, não retenção do sódio (não havendo inchaço). Ao contrário, as céluas absorverão poucos nutrientes e não terão bom funcionamento! Interfere na regulação da temperatura do corpo, pois para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, e outras substâncias. Ajuda a desintoxicar, pois a maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas vão acumular no organismo. E o que pode ocorrer é a formação de celulite (Uuuiiiiiii !). Então, para ficar longe desse problemão, é só beber água, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos!

Outros problemas da falta de água são o intestino preso e problemas renais. Saiba que em casos extremos, pode levar até a morte.

E quanto beber?

Gente, sem choro, são os famosos 2 litros, ou seja, 8 copos médios. Você também pode aumentar a ingestão tomando sucos, chás etc. Mas lembre-se que sucos, tem calorias e os chás, possuem cafeína. Se não é acostumado com esta substância opte pelos de ervas ou aqueles descafeinados. Quanto aos sucos, prefira os naturais diluídos em água, pois os de latinha ou caixa, geralmente são riquíssimos em açúcar e conservantes. Outra dica é comer alimentos ou preparações com água como melão, melancia, pepino, maçã, sopas etc.

Não fuja dela, obrigue-se a tomar água. Uma dica que dou é comprar uma garrafa de 2 litros de água ou encher uma. E ao longo do dia tomá-la. Assim você verá quanto está bebendo, e não perderá as contas nos copos. A água pode também acompanhar as refeições, mas no máximo um copo, para não atrapalhar a digestão. E não esquça de sempre olhar para sua urina, pois quanto mais escura, mais água você precisa!

Veja Motivação para Alimentação Saudável X Exercício – Passo 9

Responda

Seu email não será publicado

*