Você está aqui: Home > Alimentação > Cappuccino, pode?

Cappuccino, pode?

CappuccinoQuem não gosta de um cappuccino, não é mesmo? Vamos saber um pouquinho a mais sobre esta saborosa bebida?

Quais são as vantagens e desvantagens que o capuccino oferece a saúde das pessoas?

Cappuccino é confeccionado classicamente com um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Há variações deste, as quais utilizam canela e/ou chocolate em pó. O café, é um estimulante natural, beneficia a concentração e a capacidade mental, espanta o cansaço. Tem mais efeito sobre pessoas que não tem o costume de tomá-lo diariamente, por isso muitas pessoas têm insônia (quando tomado a noite), taquicardia (batimento rápido do coração) e agitação.

O leite que acompanha, é rico em cálcio, nutriente que atua na formação e manutenção dos ossos e dentes e na coagulação sanguínea. Se conter chocolate, é um ingrediente estimulante, rico em cálcio e se for amargo melhor ainda, conterá antioxidantes que previnem o envelhecimento das células do nosso corpo.

Ele é um alimento saudável? Pode ser consumido diariamente sem nenhuma restrição?

O cappuccino pode ser considerado um alimento saudável para pessoas sadias. E assim pode ser consumido moderadamente no dia-a-dia. Por conter cafeína, oriundo do próprio café ou chocolate, acelera os batimentos cardíacos e estimula a produção de ácidos digestivos, sendo restrito o consumo para pessoas com problemas cardíacos e digestivo. Mas não exclui a ida ao médico ou nutricionista para saber do consumo e quantidade.

Segundo Prof. Darcy Roberto Lima, o ideal seriam 4 xícaras de café por dia. Veja na tabela aqui na Revista Cafeicultura. Mas para quem não é acostumado a tomar, deve ir devagar nas quantidades!

O que fazer para que ele fique mais saudável?

Algumas cafeterias oferecem opção light, leite desnatado e/ou chocolate diet. Não sendo possível, evite adicionar açúcar, já que é preparado muitas vezes com chocolate proporcionando um sabor adocicado. Ou utilize adoçante. Peça sem chantilly, pois este é um derivado de creme de leite que é gorduroso. Ou opte pela versão clássica do cappuccino, somente leite e café expresso.

Quem faz dieta pode tomar capuccino?

Pode sim. A dieta é uma restrição de calorias no geral. Se consumir um cappuccino cuide durante o restante do dia para não ultrapassar. Mas hoje fala-se pouco em dieta e muito em alimentos funcionais e saudáveis. Café e suas variações, como o cappuccino pode entrar numa dieta sem problemas. O importante é saber a quantidade certa e a qualidade do alimento.

caféE quando for comprar as versões industrializadas do cappuccino, leia o rótulo e fique longe daqueles que contenham gordura vegetal hidrogenada na sua composição, ok? Gordura trans e cappuccino não combinam!

Quer fazer um cappuccino fácil? Compre café solúvel para dissolvê-lo em leite quente (aqueles instântaneos) e coloque uma pitadinha de cacau em pó. Bem prático!

Gostou? Tem outra receita light? Passe para nós!

 

 

2 comentários

  1. Adorei as explicacoes para fazer capuccino natural em casa!
    Obrigada

Responda

Seu email não será publicado

*