Você está aqui: Home > Legislação de Alimentos > Carne Moída, você gosta?

Carne Moída, você gosta?

A carne de mais fácil aceitação e preparação da nossa cozinha brasileira. Mas ultimamente tem causado uns transtornos por aí, inclusive comigo.

“Um quilo de carne moída com 30% de água e 70% de sebo”, disse vereador Nitinho na sessão do dia 12/05/2011, apresentando uma amostra da carne moída servida aos estudantes das escolas municipais de Aracaju. A amostra foi recolhida pelo vereador, durante visita de vistoria à Escola Maria Carlota de Melo, localizada no povoado São José, no Mosqueiro. Trecho Retirado do Diário do Congresso.

Citaram que muitas vezes recolhiam a carne quando o fornecedor entregava moída visualmente apresentando alto teor de gordura/sebo, solicitando  substituição e  assim não corriam o risco de  que fosse entregue  a mesma carne. Contaram que antes era especificado carne moída de primeira e propuseram patinho moído para melhorar.  Outro problema que apresentaram foi que a carne quando preparada saía  até uns 20 litros de  “sebo” e soltava muita água. Tinham dúvida se era carne de primeira.  Disseram servidores do Restaurante Universitário da UFPR, trecho retirado de uma Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Tecnologia de Alimentos de Marilice de Andrade Grácia/2011.

Os açougues comercializam a carne moída  considerando o máximo de 15% de lipídios, contudo, é possível se deparar com fornecedores ofertando carne moída com 20%  desse macronutriente (MASTERCARNES, 2008) ou especificações em licitações  que limitam a presença máxima de lipídios em  17% (SANTA CRUZ DO SUL, 2007), indicando desconhecimento da lei (BRASIL, 2003). Trecho retirado de uma Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Tecnologia de Alimentos de Marilice de Andrade Grácia/2011.

Esses dias eu comprei carne moída em um mercado do Portão, aqui em Curitiba. Gente, olha só como ficou:

Sim…aquela coisa branca no fundo da panela, misturada com a carne, ou aquela grudada na colher é sim MUITA GORDURA!!! Fala sério! E querem que acreditem que na tabela de valor nutricional?! Que se eu comer 1 xícara de chá DESTA CARNE MOÍDA vou estar consumindo apenas 9g de GORDURA e NADA…REPITO…NADA de GORDURA TRANS???

Então o que é isso ao fundo da panela????  É SEBO?? Gordura é um produto comestível, enquanto sebo é gordura não comestível. ECA! Vou entrar em contato…novidades aviso por aqui.

A Instrução Normativa (IN) nº 83, de 21/11/03, do  Ministério da  Agricultura Pecuária e  Abastecimento,  estabelece  o regulamento técnico de identidade e qualidade de carne moída de bovino, e diz que o teor máximo de gordura é de 15%.

A carne moída que você compra na bandeja, que é RESFRIADA deverá ser mantida à temperatura de 0ºC a 4ºC e se você comprar ela congelada, deve estar à temperatura máxima de  -18ºC  no armazenamento.  E não é permitido adição de aditivos e  coadjuvantes de tecnologia, segundo a IN 83/03 .

Cuidado quando você ver a carne moída esbranquiçada demais…A melhor forma de comprar é pedir a carne de primeira que seria a de menos gordura, que podem ser a carne de patinho, coxão duro, alcatra, coxão mole ou o lagarto. E de segunda, seria as de acém ou braço.

Já passaram por isso com a carne moída? Já ouvi outros relatos, a respeito de higiene…mas prefiro nem comentar. Comprem carne moída que seja moída na hora, ok? Olha o exemplo Lei proíbe a venda da carne moída previamente embalada no Recife.

Gostou? Comente esse post…indique a amigos que já passaram por isso e possam relatar seus casos!

Responda

Seu email não será publicado

*