Você está aqui: Home > Alimentação > Corantes Naturais

Corantes Naturais

Os corantes são aditivos alimentares que têm como função conferir, intensificar ou restaurar a cor de um alimento, melhorando assim o seu aspecto/marketing para o consumo, mas não confere nenhum valor nutritivo.

A justificativa da indústria alimentícia para o uso de corantes é simples: A visão vem antes do paladar na hora da compra, assim alimentos coloridos, atraentes levam à idéia de que são deliciosos. Por isso, a aparência de um alimento é muito mais importante para o consumidor garantir a compra do que o paladar!

Estudos revelam a ocorrência de reações adversas à curto e longo prazo pelo consumo de alimentos que contêm corantes. As crianças são mais vulneráveis às reações adversas destes, pois podemos interpretar que há uma maior quantidade ingerida em relação ao peso corporal.

Alguns corantes já foram proibidos nos EUA e outros países, mas continuam sendo utilizados em diversos alimentos em alguns países. Como por exemplo temos os corantes amaranto e ponceau 3R, encontrados em guloseimas, refrigerantes, gelatinas e cereais matinais. Produtos que as crianças adoram, não?

E o que fazer? O certo seria a retirada desses alimentos cheios de corantes. Alguns doces que as crianças adoram, ou outros que até mesmo nós adultos consumimos são somente açúcar e corantes.

Outra opção é consumir alimentos que possuam os corantes naturais como:

-cúrcuma (amarelo): raiz amarelo alaranjada reitrada da planta açafrão, da onde se faz a curcumina.

-urucum (vermelho): através das sementes se faz o famoso colorau.

-clorofila (verde): único corante natural verde permitido, retirado de vegetais folhudos e algumas frutas.

-antocianinas (roxo): retiradas das cascas de uvas roxas, repolho roxo, framboesas, jabuticabas.

-páprica (amarelo-avermelhado): obtido do pimentão vermelho.

-carmim (vermelho): obtido de um inseto conhecido como cochonilha.

Agora você poderá escolher melhor os alimentos! E lembre-se que ao ler a lista de ingredientes e o primeiro da lista for açúcar, tente evitar o consumo deste!

2 comentários

  1. LINGÜIÇA COLORIDA POR DENTRO E POR FORA COM CORANTE CARMIM
    USADO PRINCIPALMENTE NAS SALSICHAS, PRESUNTOS E YOGURTES PARA CRIANÇAS

    PARECE COLORAU NÁO????? MAS NÃO E
    O QUE É PIOR, IMPORTAMOS???????
    NUM PASSADO RECENTE ENTRAMOS COM A MESMA DEMANDA E RECEBEMOS DE ORGÁO OFICIAL A SEGUINTE RESPOSTA “NÁO É PERMITIDO O USO DE CORANTE DE URUCUM INTERNAMENTE POIS IRIA MASCARAR A FALTA DE CARNES NA SALSICHA???????????????????????
    Vejam estes sites
    Cochonilha e Carmim
    http://www.centrovegetariano.org › Defesa Animal › Exploração animal
    29 ago. 2002 – Carmim é um corante obtido a partir de milhares de lesmas mortas. …esse corante não pode ser absorvido pelo fígado,por tanto faz muito mal …
    1. Contém: besouros, plástico, cimento,fungos, bactérias e bombas …
    super.abril.com.br/…/contem-besouros-plastico-ciment…
    Ao contrário do que se pensa, poucos aditivos químicos fazem mal e muitos são ….antioxidante eritorbato de sódio, corantes urucum e carmim de cochonilha.
    2. cochonilla – o corante natural – pigmento extraido de insetos
    drrubecy.blogspot.com/…/cochonilla-o-corante-natural…Compartilhar
    18 jul. 2011 – O Corante de Cochonila, ( “Vermelho 4″, “Vermelho 3″, “Carmim”, … O cérebro está aqui em nós justamente para livrarmos o corpo do mal. … Faz Laser terapia em diversos problemas como pós radioterapia e aplica Hipnose …

    3. Cuidado com os corantes dos alimentos – Globo.com
    colunas.cbn.globoradio.globo.com/…/cuidado-com-os-…
    11 mar. 2009 – Ele nos enviou uma tabela com os códigos dos corantes que … INS ou E 124, Vermelho Ponceau 4, Urticária, eczema, rinite e asma, principalmente se combinado com azul brilhante e índigo carmim. … Faz muito mal? 8 …

    Abaixo feitos com corante de urucum que faz bem a saude e pode ser usado a vontade

    ATE O CORANTE DA BETERRABA PODERIA SER USADO

    UM AMIGO DE RONDONIA INCLUIU NA TRIBUNA DO AGRICULTOR
    https://tribunadoagricultor.org.br/carmin.pdf

Responda

Seu email não será publicado

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>