Você está aqui: Home > Alimentação > Durma certo e emagreça certo

Durma certo e emagreça certo

Uma pesquisa publicada este ano confirma que dormir pouco pode acabar com os benefícios da sua dieta.

A pesquisa foi elaborada por pesquisadores da Universidade de Chicago. Essa pesquisa submeteu os participantes do estudo a dietas de emagrecimento. Apesar de perderem o mesmo peso ao dormir durante oito ou cinco horas, ao passar por uma noite apropriada de sono, mais da metade dos quilos que perderam era gordura. Ao dormir pouco, apenas 25% da perda de peso provinha da perda de gordura.

A pesquisa ainda revela que quem dorme menos também sente mais fome. O que compromote os esforços para perder gordura através da dieta. Isso significa que dormir pouco reduz em até 55% a perda de gordura.

Este estudo pela primeira vez mostrou evidências de que o sono faz uma grande diferença na correta perda de peso.

Sobre a pesquisa

Os pesquisadores acompanharam dez pacientes com sobrepeso, mas saudáveis, com 35 a 49 anos e índice de massa corporal entre 25 a 32 (25-30: sobrepeso, acima de 30: obeso). Os participantes foram submetidos a dietas personalizadas, balanceadas, com restrição de calorias – cada um poderia ingerir até 90% das calorias necessárias para seu corpo funcionar perfeitamente sem exercícios.

Cada participante passou por dois testes. Uma vez por dia, durante 14 dias, deveriam ir ao laboratório para descansar durante 8h30. Depois, nos próximos 14 dias, durante apenas 5h30. Quando acordados, estavam em casa, no trabalho ou em atividades de lazer. Na primeira fase, os participantes dormiram, em média, 7h25; na segunda, 5h14, ou seja, mais de duas horas a menos. A quantidade de calorias que eles consumiram, cerca de 1.450 por dia, foi mantida nas duas fases.

Os voluntários perderam cerca de 3 quilos (6,6 libras) durante cada uma das duas semanas. Quando eles dormiram mais, perderam 1,4 quilo (3,1 libras) de massa magra, ou seja, músculo, e 1,6 de gordura. Ao dormir menos, reduziram 2,4 quilos (5,3 libras) de músculo e apenas 600 gramas de gordura.

Dormir adequadamente também ajuda a controlar a fome de quem está fazendo dieta. A média dos níveis de grelina não se alterou quando os voluntários descansaram durante 8h30. Mas, ao passar apenas 5h30 horas descansando, o nível do hormônio da fome aumentou, em duas semanas, de 75 nanogramas por litro (ng/L) para 84 ng/L. Ao mesmo tempo em que os níveis de grelina aumentam, o gasto de energia diminui, estimulando a fome e a ingestão de alimentos. Isso também promove a retenção de gordura e aumenta a produção da glicose hepática. “Em nosso experimento, a restrição do sono esteve acompanhada de um padrão similar de aumento da fome e redução na oxidação (quebra) de gordura”, escreveram os cientistas.

Por isso, prescisamos prestar mais atenção no nosso sono. E não adianta usar como desculpa de que a dieta não está dando certo porque você não tem dormido o suficiente. Faça por merecer, dormir é uma das melhores coisas da vida que podemos fazer todos os dias!

Bom sono para você!

Responda

Seu email não será publicado

*