Você está aqui: Home > Alimentação > Dúvidas sobre alimentação – II

Dúvidas sobre alimentação – II


Quais alimentos ajudam quem tem prisão de ventre?

São os alimento ricos em fibras como

  • Hortaliças – brócolis, beterraba, quiabo, berinjela
  • Frutas – mamão, manga, ameixa, pêra
  • Leguminosas – feijão, lentilha, ervilha, soja
  • Cereais – pão integral, pães de centeio, farelo de trigo, aveia em flocos

e aqueles que possuam água. A prisão de ventre (intestino preso) precisa ser investigada, então procure um médico antes de qualquer mudança na sua alimentação.

Beber líquido durante as refeições dificulta a digestão?

As bebidas causam a dilatação do estômago e aumentam o volume gástrico. Quem toma líquidos com as refeições pode ter a sensação de estar com a barriga cheia e não terminar de comer. E outras pessoas pensam que o líquido ajuda a comida a descer. O ideal seria você deixar para tomar seu refrigerante ou qualquer outro líquido, antes ou depois das suas refeições.

O que é melhor: Legumes crus ou cozidos?

Alguns nutrientes como as vitaminas hidrossolúveis (muitas do complexo B e vit. C) são perdidos durante o cozimento. Mas, não quer dizer que você só deva ingerir os crús. O preparo deles com o cozimento a vapor reduz as perdas de nutrientes.

O óleo depois de aquecido,  é mais prejudicial à nossa saúde?

Você apenas refogar algo no óleo não é problema não. Para o azeite de oliva, o ideal é você fazer o prato e apenas depois de pronto regar o óleo. Sem ele sem super aquecido, para não perder suas propriedade nutricioniais e funcionais. Não é aconselhável fazer a reutilização do óleo. Pois com o aquecimento à altas temperaturas várias vezes provoca modificações na cor e no cheiro, o óleo fica mais viscoso, forma espuma e substâncias tóxicas para nosso organismo. Isso é prejudicial à saúde, seria melhor evitarmos esta prática sempre que possível. E consumir frituras uma vez por semana.

Quem tem diabetes pode consumir todas as frutas?

Pode sim. As frutas possuem o açúcar natural delas, o qual não prejudica a saúde do diabético  se consumidas em quantidades adequadas. Para isso as frutas devem ser de tamanho pequeno ou médio e de preferência devem ser consumidas com casca e bagaço. Sabe-se que frutas como a uva, o caqui, a manga, e a banana possuem mais “açúcar” que outras, havendo então necessidade de controlar a porção a ser ingerida.

Veja Dúvidas sobre Alimentação I.

 

Responda

Seu email não será publicado

*