Você está aqui: Home > Alimentação > Espinafre do Popeye, a verdade

Espinafre do Popeye, a verdade

Popeye espinafreO espinafre é um dos vegetais que possui ótimas fontes de cálcio e ferro. Mas essas fontes não podem ser aproveitadas pelo nosso organismo, devido à presença dos ácidos fítico e oxálico.

O que acontece é que o ácido oxálico forma sais insolúveis com o ferro e com o cálcio, e assim, atrapalha a absorção desses minerais. E ainda, se você tem deficiência de ferro ou propenção a formar cálculos renais não consuma.

Uma pesquisa de 2004 desenvolvida na ESALQ/USP sob orientação da Dra. Jocelem Salgado (Professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP/Piracicaba) que buscava avaliar se o espinafre e outros vegetais poderiam ser utilizados na dieta humana, sem causar prejuízos à saúde. E olhe só:

“Os ratos alimentados com folha de espinafre (tanto crú, cozidas e as sem agrotóxicos) morreram na primeira semana de experiência. O rins desses animais foram analisados, e constatou-se inchaço renal, nefrotoxidade, edema celular e depósito de substâncias aparentemente cristalizadas nos túbulos renais, o que provoca disfunção renal”.

Jocelem Salgado, a respeito da pesquisa, diz que “Não é só a presença de ácido fítico e oxálico que preocupa. Há outras substâncias que podem ter causado a morte dos animais e um episódio de morte de vários recém-nascidos alimentados com leite e espinafre, em 1951, nos EUA. Claro que existe a suscetibilidade individual, mas, diante do incerto, é melhor substituir”.

brocolisA doutora indica a substituição do espinafre na alimentação por outros vegetais folhosos como: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, as folhas de cenoura, beterraba e couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja que são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro.

O que achou? Acho que podemos cuidar, não é? Uma vez ou outra não é prejudicial, só tomar cuidado quem tem deficiência de ferro, problemas de pedras nos rins e inclusive crianças .

Um comentário

  1. E nesse tempo todo o popeye investindo no marketing do espinafre! hahaha

Responda

Seu email não será publicado

*