Hipotireoidismo – Distúrbio que Ronaldo “O Fenômeno” possui

A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

São vários sintomas do Hipotireoidismo, já que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de quase todos os órgãos. Alguns são: cansaço; depressão; adinamia (falta de iniciativa); pele seca e fria; prisão de ventre; diminuição da frequência cardíaca; decréscimo da atividade cerebral; edema; diminuição do apetite; sonolência; reflexos mais vagarosos; intolerância ao frio; alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

As causas do Hipotireoidismo nos adultos é um distúrbio conhecido como Tireoidite de Hashimoto, a qual é uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula (o sistema de defesa do próprio corpo ataca a glândula). Também pode ser causado por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da glândula produzir o hormônio (iodo radioativo, ou cirurgia), por doença da hipófise que reduz a produção ou ação do hormônio, por falta de iodo na dieta e ainda por não desenvolvimento na formação do bebê, chamado hipotireoidismo congênito.

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. Níveis elevados de TSH e baixo do T4. Ou quando diagnosticado no início, TSH aumentado e T4 normal.

O tratamento é realizado com a reposição do hormônio tiroxina (T4) que a tireóide deixou de fabricar em forma de comprimidos.

A medicação é a levotiroxina, que deve ser tomada todos os dias pela manhã, para ter um funcionamento normal da tireóide. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons.

Por essa doença e por dores constantes no corpo, Ronaldo deixou o futebol!

One thought on “Hipotireoidismo – Distúrbio que Ronaldo “O Fenômeno” possui”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...