Você está aqui: Home > Alimentação > Hipotireoidismo – Distúrbio que Ronaldo “O Fenômeno” possui

Hipotireoidismo – Distúrbio que Ronaldo “O Fenômeno” possui

A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

São vários sintomas do Hipotireoidismo, já que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de quase todos os órgãos. Alguns são: cansaço; depressão; adinamia (falta de iniciativa); pele seca e fria; prisão de ventre; diminuição da frequência cardíaca; decréscimo da atividade cerebral; edema; diminuição do apetite; sonolência; reflexos mais vagarosos; intolerância ao frio; alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

As causas do Hipotireoidismo nos adultos é um distúrbio conhecido como Tireoidite de Hashimoto, a qual é uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula (o sistema de defesa do próprio corpo ataca a glândula). Também pode ser causado por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da glândula produzir o hormônio (iodo radioativo, ou cirurgia), por doença da hipófise que reduz a produção ou ação do hormônio, por falta de iodo na dieta e ainda por não desenvolvimento na formação do bebê, chamado hipotireoidismo congênito.

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. Níveis elevados de TSH e baixo do T4. Ou quando diagnosticado no início, TSH aumentado e T4 normal.

O tratamento é realizado com a reposição do hormônio tiroxina (T4) que a tireóide deixou de fabricar em forma de comprimidos.

A medicação é a levotiroxina, que deve ser tomada todos os dias pela manhã, para ter um funcionamento normal da tireóide. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons.

Por essa doença e por dores constantes no corpo, Ronaldo deixou o futebol!

Um comentário

Responda

Seu email não será publicado

*