Você está aqui: Home > Alimentação > Hora de mudar: exercício físico! – Passo 5

Hora de mudar: exercício físico! – Passo 5

Mudança na alimentação, mudança no mexe-mexe do corpo! =D

Após você ter chegado até aqui, tenho certeza que está disposto a enfrentar pelo menos um tipo de exercício físico para seu emagrecimento, manutenção do peso ou para uma vida saudável!

Segundo uma reportagem na revista Época em 2009“O corpo perde massa quando gasta mais energia do que ingere. Mas os exercícios de alto gasto energético, como o boxe, são pesados demais para os obesos sedentários. Para fins de perda de peso, portanto, mais vale reduzir o tamanho do prato. Então, para que serve o exercício se não é para queimar as calorias a mais?

O exercício físico “ensina” o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. No sedentário, afirma o médico do esporte Paulo Zogaib, o metabolismo está acostumado a estocar em forma de gordura quase tudo que entra. Como o corpo do sedentário se mexe pouco e gasta pouca energia, as calorias contidas em doces, massas, carnes e frituras vão quase todas aumentar os estoques de gordura dentro das células adiposas.

Quando a pessoa começa a se exercitar, os músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar, e o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade. É aí, nesse ajuste, que começam a surgir os benefícios. Um deles é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia. No sedentário, durante a atividade física, o corpo usa quase somente açúcar (glicose) como combustível. Mas o açúcar sozinho não serve para esforços de longa duração. Na queima do açúcar, fica um resíduo metabólico chamado ácido lático, que causa a dor da cãibra e limita o tempo de esforço. A gordura armazenada é um combustível mais eficiente, e é o condicionamento físico que mostra ao corpo o caminho até ela.”

Dizem por aí, que os exercícios como caminhada, corrida e natação (aeróbicos) são as melhores opções para emagrecer. Servem sim, mas melhor ainda se combinados com exercícios de força, como por exemplo musculação. Segundo a reportagem, “os músculos são grandes consumidores de energia”. E como disse no Passo 3, depois do exercício físico mais intenso (ex.: musculação), o consumo de energia pelo corpo ainda continua! Uma prova dessa mescla de exercício foi o estudo apresentado na reportagem.

Um exemplo foi o Cristian, que fez o blog Minha Balança (o site saiu do ar) como uma motivação pessoal para conseguir perder 43kg. Lá ele escreveu sobre sua alimentação diária, exercícios físicos que fez e concorria diariamente com um DESAFIO que lançou! Está desmotivado? Com preguiça? Está frio ou chovendo? Ele enfrentou!

Se você não tem esse pique de “mudança radical”, NÃO SE PREOCUPE. Comece devagar, dê tempo ao tempo para não entrar em parafusos e desistir! Sem medo de dizer: É um longo processo, mas ele funciona! (retirei essa frase da entrevista, mas faço questão de dizer!) Procure um profissional e movimente-se: natação, musculação, caminhada, corrida, boxe, balé, capoeira, bike, aeróbica etc. Faça sua escolha!

Veja Como escolher os Alimentos – Passo 6

3 comentários

  1. Muchos Gracias! Bien Exercicios!

    Exercicios Para Emagrecer

  2. Grandes exercícios! Muito desafiador!

    Exercicios

Responda

Seu email não será publicado

*