Você está aqui: Home > Alimentação > Isotônico ou Hidrotônico?

Isotônico ou Hidrotônico?

IsotônicoIsotônico é um repositor hidroeletrolítico. Contém minerais e um pouco de carboidratos,

É indicado apenas em corridas mais prolongadas (acima de 2 h), onde há perda significativa de água e de minerais. Pois, as reservas de glicogênio muscular em provas prolongadas não são suficientes.

O que você, deve fazer é manter-se hidratado ao longo do dia e minutos antes da corrida, procurar ingerir de 200 a 400 mL de líquidos.

Normalmente, quem corre menos de 30 minutos (ou, 40 min), não precisa da hidratação durante a corrida (mas claro que você precisa ir num especialista para avaliar individualmente o caso).

Se você corre durante 50 minutos ou mais, o ideal é que você saiba o total de suor que você perde para daí, tentar repor 100% durante a corrida.

E como fazer isso? Apenas se pese antes e depois da corrida, com o mínimo de roupa, e faça a diferença. O resultado é um equivalente em litros do que foi perdido e deverá ser reposto.

Mas, o correto seria começar a reposição de líquidos nos 10 minutos de corrida, mesmo não suando. E enquanto você corre, a cada 10 ou 15 minutos, fazer a ingestão de líquidos. Para você não sentir nenhum desconforto, ingerindo muito, faça testes e veja a quantidade que você tolera. O ideal seria de 200 a 300 mL, no máximo. Quando terminar a corrida, veja quanto de líquido você perdeu durante. A soma da hidratação durante e pós exercício deve ser de 150%, ou seja, reposição total (100%) e mais um adicional da metade do volume perdido.

HidrotônicoE o que são os hidrotônicos?

São similares ao isotônicos, com menos sais minerais e mesma dose de carboidratos.

A categoria “hidrotônico” não é reconhecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Houve o produto da Coca-Cola, o i9, que foi lançado como Hidrotônico, mas a Agência classifica-o como “composto líquido pronto para consumo”, a mesma classificação de bebidas energéticas.

Segundo a Anvisa

Nos rótulos de suplementos hidroeletrolíticos para atletas pode constar a expressão “Isotônico” para os produtos prontos para o consumo com osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água.
A expressão “Hipotônico” pode ser utilizada para os produtos prontos para o consumo com osmolalidade abaixo de 270 mOsm/kg água.
A expressão “Hidrotônico” não pode ser utilizada, pois pode induzir o consumidor a engano quanto a característica e finalidade de uso do produto, tendo em vista que sugere a relação do mesmo com tonicidade, não demonstrada para o suplemento hidroeletrolítico para atletas.

Para saber mais sobre os requisitos a que devem atender os produtos Hidroeletrolíticos, acesse aqui e leia o artigo 6 do capítulo III.

Responda

Seu email não será publicado

*