Você está aqui: Home > Alimentação > Lichia

Lichia

Também conhecida como Morango Chinês, é uma fruta pouco conhecida aqui no Brasil. Mas suas prorpiedades funcionais, estão tornando-a mais comum. É uma fruta tropical encontrada principalmente na China, Índia, México, entre outros países.

Possui um alto poder antioxidante (polifenol) que auxilia na prevenção de câncer; baixa quantidade de calorias; rica em água; fibras; vitaminas do complexo B como a tiamina que ativa o sistema circulatório, a riboflavina que atua na formação de glóbulos vermelhos e anticorpos e a niacina que ajuda no bom funcionamento do sitema nervoso; vitamina C a qual atua na síntese do colágeno; sódio e potássio.

Ano passado um estudo publicado pelo Journal of Functional Foods mostrou a lichia é capaz de reduzir a gordura abdominal em pessoas com síndrome metabólica, melhorar a resistência à insulina, e ainda aumenta os níveis sanguíneos de adiponectina (hormônio que regula os processos metabólicos e que combate os fatores de risco associados à obesidade).

A lichia tem sabor doce e aroma delicado. Pode ser consumida in natura, sucos, compotas e também nos chás. A época de colheita é de final de outubro a início de fevereiro.

Já encontra-se nos mercados e restaurantes como sobremesa.

Que tal provar?

4 comentários

  1. Eu comi duas dessas esses dias, o sabor não é ruim, mas é um pouco diferente das frutas mais comuns, a polpa é mole e com bastante água, mas vale a pena comer por causa dos nutrientes…

  2. Eu experimentei e gostei!
    É uma delícia, principalmente geladinha!

  3. ah Veri
    a Andressa ouviu numa entrevista que a Lichia tem alto teor calórico. Pode confirmar isso?

  4. Oi Fer,
    A Lichia é rica em água, o que ajuda a ter poucas calorias.
    100g da fruta possui em torno de 65 calorias.
    Beijos….

Responda

Seu email não será publicado

*