Você está aqui: Home > Alimentação > Não gosta de tomate, mas um ketchup pode ser?

Não gosta de tomate, mas um ketchup pode ser?

Você é daqueles que não consome tomate porque não gosta (ou não tem o costume), sabe que ele ajuda na prevenção de câncer, e por isso você troca pelo KETCHUP?

Saiba que isso não é nada inteligente, muito menos saudável!

Notícia do Jornal Gazeta do Povo, escrito por Dâmaris Thomazini

Consumo de tomate pode ajudar a prevenir câncer, mas benefícios são menores em molhos industrializados.

tomateEm sua forma natural ou em molhos caseiros e industrializados, o consumo de tomate pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, de ovário e de útero. Tudo isso se deve ao licopeno, pigmento que dá a cor vermelha à fruta e que pode ter sua quantidade intensificada com a ajuda do fogão. “Quando o tomate é cozido, a celulose amolece e libera muito dessa substância”, explica a professora do curso de Nutrição da Pontifícia Univer­sidade Católica do Paraná (PUCPR), Gisele Pontaroli Raymundo.

Em um prato de arroz e feijão, a presença do tomate ajuda o corpo a absorver o ferro presente no feijão e em outros vegetais. Rico em potássio, ele auxilia no controle da pressão arterial. No entanto, o cozimento e o processo de industrialização geram a perda de vitamina C – que auxilia o sistema imunológico e os processos de cicatrização. “O bom mesmo é variar o consumo entre o cru e o cozido”, diz a nutricionista.

Na hora da escolha no supermercado, a aparência vem em primeiro lugar. “Prefira aqueles que estão bem vermelhos, pois a cor indica a presença de licopeno: quanto mais vermelho melhor”, diz a professora de Tecnologia de Alimentos do curso de nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sila Mary Rodrigues Ferreira. Observe a pele e a firmeza da fruta, que não pode estar rachada, enrugada, nem ser muito mole. Antes de guardá-lo, o processo de higienização é importante: “Use uma esponja suave e lave com água e sabão, pois o tomate geralmente é cultivado com muito agrotóxico. Antes de armazená-lo é preciso secar bem, pois molhado ele apodrece rapidamente”, diz a nutricionista Gisele.ketchup

Em relação aos molhos industrializados, o grande perigo está na concentração de sódio e açúcar – principalmente no ketchup. “O sódio tem que ser consumido com muita restrição, pois em excesso pode levar à hipertensão”, alerta a nutricionista Sila Mary. A maior desvantagem destes produtos está na perda das vitaminas presentes na fruta in natura. Veja a comparação:

Tomate Tipos de Consumo

Responda

Seu email não será publicado

*