Você está aqui: Home > Alimentação > Óleo brasileiro que Emagrece, é o de Coco

Óleo brasileiro que Emagrece, é o de Coco

óleo de coco emagreceO óleo de coco é um derivado da massa do coco, rico em gorduras saturadas.

Sabia que a gordura de coco foi muito utilizada pela culinária no passado, sendo depois substituído pelos óleos vegetais industrializados e margarinas?

Passou por um período de esquecimento, devido às gorduras saturadas promoverem aumento do colesterol, bloqueio das artérias e doenças cardiovasculares. Além de virar moda, o consumo de óleos com ácidos graxos insaturados e poliinsaturados.

Hoje em dia, o óleo de coco está tomando lugar e trazendo muitos benefícios a saúde! Pois as vilãs da vez agora são as gorduras trans!

O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados de cadeia média. O que isso significa? Que esses ácidos graxos são de fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação (perda das insaturações) no nosso organismo.

Para manter estas propredades do óleo de coco, o mesmo deve ser extraído a frio, pois ao aquecê-lo haverá presença de trans.

O óleo de coco tem a propriedade de aumentar o colesterol bom (HDL), protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunológica contra diversos microorganismos. E também ajuda a reduzir os riscos para as doenças do coração!

óleo de coco emagreceO bom é consumir o óleo de coco extravirgem, aquele que possui um índice de acidez inferior a 0,5% (ver no rótulo). E a gordura saturada do óleo e semelhante à gordura do leite humano, o que nos faz pensar que é de fácil digestão, é energético e eficiente no sistema imunológico!

Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstraram que o consumo de gorduras de cadeia média – TCM (óleo de coco) resulta em maior perda de peso e gordura quando comparado à ingestão de azeite de oliva. E outro estudo realizado na Escola de Nutrição e Dietética no Canadá, observaram que os TCM que substituíram outras fontes de gordura na alimentação, levou ao aumento da saciedade e redução da ingestão alimentar, gerando perda de peso.

Para o consumo do óleo de coco, deve-se ter moderação e bom senso. Pessoas sem restrições à gorduras em sua alimentação podem consumir o que seria 1 a 2 colheres de sopa por dia. Já quem tem restrições à gorduras, utilizar 1/2 colher de sopa e obter acompanhamento clínico. E mais importante ainda, faça atividade física, pois o óleo é uma gordura e se você continuar com a alimentação errada e sedentário, esse alimento poderá ser um problema para você! Por isso procure um nutricionista!

Você pode incluir o óleo de coco em saladas, no iogurte, vitaminas de frutas ou substituir o óleo em algumas preparações NÃO fritas! Ou até mesmo tomá-lo puro na colher.

Physiological Effects of Medium-Chain Triglycerides: Potential Agents in the Prevention of Obesity. – J. Nutr. 132:329-323, 2002.
A Diet Rich in Coconut Oil Reduces Diurnal Postprandial Variantios in Circulating Tissue Plasminogen Activatior Antigen an Fastin Lipoprotein (a) Compared with a Diet Rich in Unsaturated Fat in Women. – J. Nutr. 133:3422-3421, 2003.

6 comentários

  1. Bom dia.

    Excelente dica!
    Fiquei com uma dúvida, o consumo do óleo de côco em cápsulas (de 1G do ativo) é indicado?

    Grata,
    Renata Martins

  2. Olá Renata,
    Se o seu médico o indicou, não vejo problema. E se o óleo é prensado a frio e tem até 0,5% de acidez.
    Consulte um médico ou nutricionista pessoalmente para saber se você realmente pode tomar essas cápsulas!
    Obrigada.

  3. Olá, boa tarde.

    obrigada pelo retorno.

    Tenho uma consulta agendada com meu médico, levarei a questão.

    Renata Martins

  4. Realmente óleo de coco emagrece mesmo

  5. BOM QUE Ñ É BOM ISTO Ñ É MESMO É HORRIVEL O OLEO DE COCO ESTOU TENTANDO TOMAR

  6. Olá MP,
    Mas você pode misturá-lo com outros alimentos. Colocar em um suco, vitamina, saladas, passar no pão. Ok?
    Pense na saúde!

Responda

Seu email não será publicado

*