Você está aqui: Home > Alimentação > Pizza é bom ou ruim?

Pizza é bom ou ruim?

arrependimento

Você acha que a pizza é um “bola fora” para alimentação saudável?

Muitas pessoas ficam com “peso” na consciência quando são convidados à irem comer pizza com amigos, ou mesmo depois de saboreá-la.

Mas saiba que a pizza é um alimento saudável…CALMA QUE EU NÃO TERMINEI…desde que você saiba escolher as opções saudáveis!

Por quê? A pizza é composta de uma massa que seria a fonte de carboidrato (nos dá energia, tipo o pão), desde que não seja elaborada com muita gordura ou com a tal “gordura vegetal hidrogenada”!

pizza leveO que pode continuar tornando a pizza saudável é a cobertura dela. Geralmente essa é riquíssima em gordura oriunda dos “saborosos e aromáticos” queijos provolone, gorgonzola, parmesão, catupiry…e por aí vai. Vale lembrar que estes são os grandes vilões para o aumento de colesterol! Isso sem contar a calabresa, presunto, bacon…

O que pode-se fazer é preferir um tipo de queijo na cobertura, e abusar dos demais ingredientes leves, como: um frango, atum, cebola, azeitona, pepino, milho, palmito, escarola, tomate, champignon, alcaparras, etc.

E evitar a borda recheada

Se você é adepto às pizzas industriais, leia o rótulo, a lista de ingredientes, e vale o que eu disse logo acima: evite massas elaboradas com gordura vegetal hidrogenada (que irá conter gordura trans) e as coberturas muito calóricas!

Paçoquinha de AmendoimE as doces!!! Gente…são ótimas! Hoje há sabor de tudo e para todos, até de Paçoquinha de amendoim tem! Mas olha, além do doce que vem por cima (chocolate, leite condensado, doce de leite…) vem o queijo por baixo! E também é muito calórica.

Se você quer manter a linha, pule esta sobremesa ou escolha opções mais leves como a pizza de banana com canela!

Não é difícil, né?

Podemos comer de tudo, só precisamos ter cautela ou um “jeitinho” para adaptar. O cuidado com a alimentação é muito importante, mas nossas culturas devem ser mantidas!

Achei uma receita de Casquinha ou Massa de Pizza que você pode fazer em casa, sendo uma ótima opção de petiscos para a reunião de amigos ou família neste inverno. Acompanhado de um bom vinho, fica uma delícia. Acreditem, é light. A parte mais calórica deste é o azeite.
Você pode trocar o alecrim por ervas finas, misturando salsa, cebolinha, estragão e tomilho. Vamos lá…

Casquinha de Pizza com Alecrim

(Essa receita faz parte da matéria Pizza com grife, da edição de CLAUDIA Comida e Bebida de julho.)

Ingredientes:
Para a massa básica
3 1/3 xícaras de farinha de trigo 20 g de fermento biológico esmigalhado
1 xícara e 2 colheres (sopa) de água
1 pitada de sal
Para a cobertura
Alecrim fresco picado a gosto
Azeite extra virgem a gosto
Sal granulado a gosto

Modo de Preparo:
Prepare a massa
Em uma superfície lisa, faça um montinho com a farinha e abra um buraco no meio. Em uma vasilha, dissolva o fermento em 2 colheres (sopa) de água. Acrescente o sal. Adicione aos poucos o restante da água e amasse até formar uma massa lisa. Divida-a em duas bolas e, em uma assadeira polvilhada com farinha, deixe descansar por uma hora, cobertas com um pano limpo. Abra as massas em formato retangular e transfira para duas assadeiras médias. Divida a massa em pedaços e abra sobre uma superfície lisa, do tamanho que preferir, em uma espessura bem fina. Transfira para uma assadeira e pincele a superfície da massa com azeite, salpique alecrim e o sal granulado. Leve ao forno bem quente (220°C), preaquecido, por 20 minutos ou até começar a dourar e ficar crocante. Retire do forno e deixe amornar. Quebre em pedaços irregulares, usando as mãos.

Gostou de saber que: Sim, podemos comer PIZZA? Então Curta ou dê um +1 e compartilhe com seus amigos!

Responda

Seu email não será publicado

*