Você está aqui: Home > Alimentação > Por que a pipoca estoura?

Por que a pipoca estoura?

Isso acontece porque o grão contém água em seu interior. A explosão da pipoca portanto nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Aí, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original.

Saiba que a origem exata da pipoca ainda é desconhecida. Mas sabe-se que, muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do Norte do continente já comiam pipoca. A palavra vem do tupi pi = couro e poca = estourar.

Os índios começaram a fazer pipoca com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar os grãos soltos diretamente em fogo baixo. E ainda, cozinhavam a pipoca numa panela de barro cheia de areia quente, resultando nos grãos de milho explodidos.

O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos, etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo, etc.). Semeada normalmente nos meses de setembro a novembro (primavera na maior parte da América do Sul).

Você sabia que na Alemanha, França e na Itália a pipoca não é muito popular? O nome é dado em inglês, popcorn, onde poucas pessoas conhecem o alimento e que é encontrado aos poucos nos cinemas.

O grão de milho que não rebenta ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. (Lembrou da sua avó falando? hehehe)

Nutricionalmente, pipoca é feito de milho, grão de grande importância energética para o homem. Sua casca é rica em fibras, e o milho possui proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e zinco. Uma xícara de pipoca sem gordura (óleo ou margarina) contém apenas 30 calorias.  Isso a torna um lanche leve com poucas calorias. O interessante para quem não conhece, neste caso, são as pipoqueiras, como na figura ao lado. Nelas você não precisa adicionar nem óleo nem margarina para preparar.

Por outro lado, quando a pipoca é preparada em óleo vegetal ou com manteiga, a quantidade de calorias pode chegar a 155 kcal por xícara. Isso sem falar nas pipocas de microondas, que já estão envolvidas por gordura vegetal para melhorar o sabor e a textura, por isso leia o rótulo para ver se não é gordura vegetal hidrogenada!!!  =D

Fontes: Wikipédia; SuperInteressante

Um comentário

  1. Oi!
    Pipoca é bom! achou minha pipoqueira elétrica, heim… famos falar de amendoim torrado?
    Passei por aqui direto de Gramado-Rs,
    Beijão

Responda

Seu email não será publicado

*