Você está aqui: Home > Alimentação > Por que sentimos fome?

Por que sentimos fome?

fomeNa correria do seu dia-a-dia vem aquela sensação de vazio no estômago que incomoda e você olha para o relógio e vê que está na hora do almoço, jantar ou lanche.

Mas essa sensação deveria ser apenas “click” para que você escolhesse bons alimentos para suprir a necessidade de energia do seu organismo. E o que ocorre, são infinitos pensamentos e combinações de imagens de pratos, alimentos, sobremesa e muita, mas muita salivação!

Antes de sentirmos a “fome”, o corpo está quebrando as reservas energéticas para o fornecimento de combustível às células. A fome funciona como um alerta do nosso corpo, em que a energia fornecida na refeição anterior já foi totalmente utilizada ou, no momento, deixou de estar disponível para utilização.

E o responsável em avisar o cérebro de que está na hora de comer é o hormônio chamado GRELINA, liberado no estômago, o qual manda um sinal para o hipotálamo, e este interpreta, nos fazendo pensar: Ai que FOME!

hamburguerMas…(sempre tem um MAS…hehehe) a visão (olhos gordos!) e os cheiros das comidas induzem algumas áreas do cérebro, as quais cutucam as glândulas produtoras de saliva na boca, nos deixando com ÁGUA NA BOCA e estimulando a produção da GRELINA. Ou seja, o CORPO está se preparando para receber o alimento.

Após começar a comer, o contato dos alimentos digeridos com a parede do estômago torna mais lenta a produção do hormônio grelina. E quando os alimentos passam do estômago para os intestinos há a liberação do hormônio PYY, o qual age no cérebro, ativando o centro da saciedade, fazendo-nos sentir menos fome.

Você sabia que os carboidratos simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes que os intestinos liberem o hormônio PYY inibidor da fome. Por isso, escolha bem o que você come!

E você, SENTE a fome? Ou come porque SEGUE horários?

Responda

Seu email não será publicado

*