Você está aqui: Home > Alimentação > Quantidade de Açúcar nos Alimentos

Quantidade de Açúcar nos Alimentos

AçúcarO Programa Bem Estar falou sobre o grande vilão de todos os tempos para a Obesidade e Diabetes: o Açúcar!

Até uns 300 anos atrás os povos antigos, as civilizações passadas, não conheciam o açúcar. O mel, a substância mais doce, era usado eventualmente, e ainda, como remédio.

O açúcar é um carboidrato simples que nos fornece energia consumida no dia. Mas a energia que vem do açúcar é oriunda da glicose. A qual é absorvida no intestino e ao entrar na corrente sanguínea é carregada pela insulina (hôrmonio produzido pelo pâncreas) que leva até as células do corpo que a usa como energia.

Se você ingerir mais glicose (açúcar) do que você precisa, ela será armazenada sob a forma de gordura, acredite!

O problema que acarreta o diabetes é, que quando não se produz o hormônio insulina (Diabetes tipo 1), há um acúmulo de glicose no sangue ocasionando a hiperglicemia (alto índice de açúcar no sangue) que é resolvida pela aplicação de insulina. Já no diabetes tipo 2, que em geral, está associado à obesidade, há uma hiperglicemia também, e o tratamento é feito com dietas e exercícios e, em último caso, remédios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 50 gramas diárias, o que corresponde a três colheres de sopa de açúcar.

Agora, se ASSUSTEM com a tabela divulgada no programa, elaborada pelo Ambulatório de Nutrição da Divisão de Nutrição e Dietética da FMUSP.

Quantidade de açúcar em alimentos

Gente, deixem o açúcar branco de lado. E não precisa usar adoçante também (já que muitos não gostam). Utilize então o açúcar mascavo, mel, tem o ôrganico também. São mais caros, por isso eu aprovo os adoçantes naturais feito com stévia. Melhor ainda se não usar…hehehemel de abelha

Você irá acostumar. Por que que você acha que você come algumas coisas desde pequeno? Porque você foi acostumado! Experimente ir tirando um pouco do açúcar do seu café, ou algumas gotinhas do adoçante…logo logo você tomará sem. Mas…só se você quiser! =D

6 comentários

  1. Há duas semanas descobri ser diabético; E ví que dá sim para viver sem açúcar, até porque hoje temos boas opções de substituição.

  2. Gostaria muito de possuir um manual com a tablela da relação de açúcar nos alimentos. Como posso consegui-la?
    Moro no Guarujá. Tenho 63 anos, sou diabética, como toda minha família paterna, não sou obesa, tomo “Glifage” e faço dieta alimentar, mas no dia a dia surgem alimentos que me deixam na dúvida se posso ou não comer e em que quantidade. Gostei demais da participação de vocês no programa Bem Estar, entendi muita coisa que não sabia, mas o que mais chamou minha atenção foi a tabela que uma mãe usa para controlar os alimentos de sua filha.
    Grata pela atenção,
    Salete

  3. Olá Salete,
    Obrigada pela visita e seu comentário. O blog Alimentese é um veículo de informações a respeito de Alimentação e Nutrição.
    Muitos diabéticos do tipo I, e alguns do tipo II (que fazem uso de insulina) fazem a chamada Contagem de Carboidratos para saber o tipo e a quantidade de unidades de insulina devem tomar. Isso quem os repassa é o médico. Aconselho você ir ao seu médico. Mas para sua curiosidade, existe esta aqui.
    Até mais.

  4. Boa tarde!

    Sou Andréia Moura, nutricionista. Disponibilizei na internet alguns vídeos sobre educação nutricional bem interessantes, que tiveram ótima repercussão. O primeiro obteve mais de 1000 acessos em 1 mês, nele mostro justamente a quantidade de açúcar e também de gordura em diversos alimentos.
    Caso seja do interesse de vocês, gostaria de divulgá-los no site. Estão disponíveis em:

    http://www.youtube.com/watch?v=U3AHul6y2ls

    http://www.youtube.com/watch?v=Yl6DlAlkj9E

    tenho certeza que irão gostar!
    Agradeço desde já a atenção!

  5. O açucar sempre causa algo ruim em nosso intestino por isso quando vou fazer alguma atividade fisica sempre trago uma cesta com alguns morangos e maças. E assim sempre estarei com um peso adequado. Seja assim também ajude seu mundo ser melhor cada dia. !

    Bjs !

Responda

Seu email não será publicado

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>