Você está aqui: Home > Alimentação > Semana Mundial da Alimentação

Semana Mundial da Alimentação

Gente…dia 16 de outubro é o dia Mundial da Alimentação. A data, que é comemorada há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. Curitiba comemora esta data com a Semana Mundial da Alimentação nos dias de 13 a 16 de outubro no Mercado de Orgânicos, ao lado do Mercado MunicipalA abertura foi hoje quarta-feira (13) às 14h, no auditório do mercado.

Durante quatro dias, quem participar terá dicas sobre hábitos saudáveis, irão conhecer ações para erradicação da fome e celebrarão o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). A programação inclui a primeira Mostra de Ações em Educação Alimentar e Nutricional e ainda cursos de alimentação infantil, alimentos funcionais e lanches saudáveis, oferecidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento. Os cursos começarão na quinta-feira (14) e vão até sábado (16).

Haverá o Circuito da Alimentação Saudável com Gourmet Kids, de sexta (15) a segunda-feira (18), a partir das 14h. Nos dias 15 e 18, o circuito terá a visitação de 100 crianças da Escola Municipal Paulo Freire e o Ditmar Brephols.

O circuito da Alimentação Saudável terá cinco etapas. A primeira é uma visita à maquete da horta instalada no Mercado de Orgânicos, para que as crianças plantem mudas de temperos. Na segunda, elas saberão sobre a importância da higienização das mãos e na terceira etapa visitarão o Espaço Gourmet Kids, onde aprenderão a fazer biscoitinhos saudáveis e sucos. A quarta é a “compra” de réplicas de alimentos. E no final receberão os biscoitinhos, o suco, a Cartilha “Comendo e Brincando”, com dicas para crianças, e muda de tempero.

Mas a comemoração da semana não será só no Mercado de Orgânicos. Para estimular os bons hábitos alimentares, também haverá divulgação de cartazes e folders que também serão expostos nas escolas e creches durante o mês de outubro. A partir de quarta-feira (13), o saguão do Edifício Delta (av. João Gualberto, 623) abrigará uma exposição de trabalhos dos Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs), como maquetes de hortas, jogos americanos e porta-guardanapos feitos pelas crianças para usarem nas refeições. Ainda terá o Ônibus Adolescente Saudável, que passará por escolas e Unidades de Saúde, apresentando o tema Nutrição. Também serão intensificadas as atividades de educação nutricional nas Unidades de Saúde, com oficinas culinárias e sobre alimentação saudável.

A Semana Mundial da Alimentação também terá reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea), com posse dos novos conselheiros, na sexta-feira (15), às 9h.

Veja a programação completa aqui.

Responda

Seu email não será publicado

*