Você está aqui: Home > Alimentação > TPM

TPM

Significa Tensão Pré-Menstrual, apesar de vários SIGNIFICADOS que ouvimos por aí.

É a pior coisa que pode acontecer para uma mulherVIXXX…sai de baixo!

Eu já passei por dias piores…e quando via que iria menstruar dali uns dias, já avisava o pessoal de casa: Estou de TPM! Porque eu ficava irritadíssima, ai de contrariar algo! Mas hoje em dia, não tenho muito. E quando tenho, fico me perguntando porque estou irritada, depressiva aí que lembro da menstruação!

Saiba que a Organização Mundial da Saúde classificou a TPM como uma síndrome! É, porque ela envolve não apenas o lado emocional, mas também sintomas físicos. Por exemplo: depressão, ansiedade, alterações de humor, irritabilidade etc. (emocionais); e inchaço, náuseas, mudança de apetite, cólicas, aumento do sono ou insônia etc. (físicos).

E o que fazer para diminuir os sintomas?

Existem alguns nutrientes que ajudam a reduzir esses sintomas, como vitamina B6, D, E e C, fibras, magnésio, zinco, potássio e cálcio.

Para diminuir a retenção de líquido, você pode incluir alimentos diuréticos na sua refeição, como salsinha, salsão, alcachofra e aspargos.

Contra a enxaqueca, nada melhor do que suco de frutas, muita água e também a deliciosa água-de-coco.

Alimentos industrializados devem ser consumidos aos poucos, evite aqueles que contenham glutamato e corantes.

Chás de ervas como de hortelã, ervadoce, camomila podem ser consumidos para diminuir a ansiedade ou tensão.

Quanto a manter os níveis normais de hormônios femininos, é interessante  consumir soja e linhaça.

Quanto ao CHOCOLATE, já ouvi e li muita coisa dizendo que teríamos que evitar. Já imaginou, sem chocolate e com TPM!!! Mas nossos pesadelos acabaram. Podemos consumí-lo porque ele contém magnésio que precisamos nesse período e estimula a produção de serotonina (hormônio do bem-estar). Mas nada de exageros, pois em excesso teremos um pico muito maior e queda também será maior, ocasionando na piora dos sintomas porque sobrecarrega o fígado e o intestino de açúcar, cafeína e gordura.

Fique longe do  sal, porque ele retém líquido e agrava o inchaço.

O café é um estimulante, acentua a irritabilidade e a tensão.  Os refrigerantes contribuem para a formação de gases, aumentando a sensação de inchaço e aqueles à base de cola contêm cafeína.

Bebidas alcóolicas diminuem a absorção e a ação da vitamina B6!

Ficou mais fácil agora? Resumindo, é só ter uma alimentação mais natural nos 7 dias que antecedem a menstruação. Assim, você ficará bem equilibrada!! =)

Responda

Seu email não será publicado

*