Você está aqui: Home > Alimentação > Veja Como ter uma Ceia de Natal Saudável!

Veja Como ter uma Ceia de Natal Saudável!

ceia de natal saudávelNatal já está aí e você não quer nem pensar em uma grama a mais por causa dos excessos ou de pratos não tão “leves”, sem falar das guloseimas!

Primeiro que excesso não deve fazer parte do nosso vocabulário, ok?

Segundo que podemos comer bem e saudável. Quer saber como?

APERITIVOS

Castanhas são ótimas, mas nada de encher a mãe e não sair do lato do prato! =P
Sementes de abóbora torrada têm sabor de amendoim! Se você for fazer aperitivos, você pode cortar pepino japonês e cenoura em tirinhas fininhas. Oferecendo junto com torradas de pão integral com homus (creme de grão de bico com limão), muito bom e saudável!

CARNE

Ceia requer uma carne, se você for preparar, evite ficar passando aquela manteiga em cima do Peru ou Chester para dourar a casquinha. Passe somente uma vez, margarina com mel. E leve a carne em forno já bem quente (180 ou 200°C), assim a carne já formará uma crosta por fora e preservará a umidade por dentro. Pois, se colocarmos em fogo baixo a carne vai perdendo muita água e fica ressecada!
Mas você também pode optar pelos peixes assados, inclusive o salmão que fica muito gostoso e bonito!

SALADAS

Essas não deverão faltar. Você irá fazê-las de acordo com o tipo de carne você fizer e de acordo com seu paladar e de seus convidados ou família. Brócolis é ótimo, assim como alface americana, alface roxa, tomates cerejas

ARROZ

Bem este seria ideal que fosse integral, mas nada de temperar com muito sal, utilize cebola, alho, gengibre, pimenta, limão, azeite, açafrão e ervas para dar sabor e dá até para fazer à grega! Mas se a família toda não é adepta, faça os dois tipos!

MAIONESE

Não dá para ficar sem uma maionese, não é? Faça com batatas cozidas e utilize as maioneses prontas de mercado. Opte pelas lights, que possuem menos calorias e gorduras. Você pode adicionar, milho, ervilhas, tomate picado, mas evite colocar batata palha pois, só irá aumentar a caloria do prato.

SOBREMESA

É a hora mais esperada por muitos dos convidados! Você pode optar por uma SALADA DE FRUTAS bem elaborada, onde a calda pode ser um suco de morango batido. E oferecer junto para adicionar , FROZEN YOGURT e GRANOLA.
PANETTONE também é bem agradável nesta noite. Opte pelos lights.
Você pode fazer sobremesas cremosas, pavês, bolos utilizando Açúcar Light, ou adoçantes para culinária, creme de leite light…
Mas isso não quer dizer que você poderá abusar da sobremesa!

BEBIDAS

As alcoólicas são mais calóricas. Então além das calorias e o efeito do álcool no corpo humano, não abuse! Faz parte durante a ceia um vinho branco ou tinto. Se você não bebe ou quer cortar as calorias, opte por um suco de uva integral, chás gelados (aqueles em pó, que você em casa bate no liquidificador), sucos naturais ou até água de coco!

O segredo para fazer seu prato é: ocupe metade do seu prato com verduras, no restante, e o restante divida com os outros alimentos (a carne pode ocupar um pouco mais que os outros acompanhamentos). Mas é claro que você não irá fazer o prato para cima!

natal

Com essas dicas, você pode ficar tranquilo(a) nesta Ceia de Natal. Mas caso não seja possível você seguir todas as dicas, não fique triste. Tenha cautela na sua alimentação, faça uma ótima refeição e divirta-se!

Um comentário

  1. Exelente receita ,vou fazer esta quero todo bem,e um feliz natal.

Responda

Seu email não será publicado

*