Você está aqui: Home > Legislação de Alimentos > Você consome Gordura Trans?

Você consome Gordura Trans?

Tipos de Respostas:

  1. zero transNão, porque eu não compro alimentos que possuam em sua lista de ingredientes a Gordura Vegetal Hidrogenada.
  2. Não, porque eu compro alimentos com “0g de Gordura Trans” ou com “quantidades insignificativas”, escritos na tabela de informação nutricional.
  3. Não, porque eu compro aqueles alimentos que tem a frase: “não contém gordura trans”

Pois é, todos as respostas estão certas…ou melhor, deveriam!

Mas infelizmente não podem ser usadas SOZINHAS como sua forma de saber se está ou não consumindo Gordura Trans.

O que estou querendo dizer é que, muitas empresas tentam confundir os consumidores e a legislação de alimentos deveria rever a parte de rotulagem nutricional.

Como?

Muitos rótulos denominam gordura vegetal hidrogenada como apenas Gordura Vegetal. Isso é errado quando você olhar na Tabela de Informação Nutricional e encontrar alguma quantidade de Gordura Trans neste produto. Acontece isso, porque as empresas sabem que muita gente já está informada sobre a presença de trans nesse tipo de gordura hidrogenada ou a indústria não leu direito a legislação de alimentos para fazer o rótulo correto.

Considera-se Gordura Vegetal (GV), apenas as gorduras de Coco, Babaçu e a de Palma. A Gordura Vegetal Hidrogenada (GVH) é obtida a partir de “Óleos vegetais refinados submetidos ao processo de Hidrogenação” e segundo a RDC 259/02, o termo genérico “Gordura Vegetal” só pode ser utilizada por “Gorduras refinadas, exceto manteiga”. Atenção! Somente por gorduras…as quais em temperatura ambiente estão em estado sólido ou semi-sólido. E segundo o Faq da Anvisa, realmente a GVH não pode ser denominada apenas com GV.

tabela nutricional

Constar um 0 (zero) na linha da Gordura trans da tabela de informação nutricional do produto, juntamente com Gordura Vegetal Hidrogenada na lista de ingredientes, significa que naquela porção (indicada na tabela) não há gordura trans ou há uma quantidade mínima (abaixo de 0,2g) que pode ser arredondada para zero pela empresa.

 Então, uma porção pode não conter, mas e se você comer o pacote inteiro? Realmente não tem? Será que foi arrendondado? Iiiiih tá escrito Gordura Vegetal Hidrogenada!

Outro caso, é quando está escrito abaixo da tabela de informação nutricional a frase: “Não contém quantidade significativa de gorduras trans” e temos Gordura Vegetal Hidrogenada na lista de ingrediente. Ou quando você tiver: a frase + gordura vegetal na lista + presença de gordura trans na tabela…Sim! Você está consumindo gordura trans!

O mesmo também vale para quando você encontra o alimento que possui na frente do rótulo a frase: “não contém gordura trans” + a Gordura Vegetal Hidrogenada na lista de ingredientes. E ainda, quando verificar: a frase + Gordura Vegetal na lista + presença de trans na tabela de informação nutricional. É….tem TRANS.

O fato é que, NÃO DEVERIA conter GORDURA TRANS em alimentos que possuíssem:

  • biscoitosGORDURA VEGETAL na sua lista de ingredientes (exceto quando conter outros ingredientes que possuam gorduras trans: produtos de origem animal, por exemplo)
  • a frase NÃO CONTÉM GORDURA TRANS no rótulo
  • 0g (zero gramas) de Gordura trans ou a frase “Não contém quantidade significativa de gorduras trans” na tabela de Informação Nutricional

Mas em muitos produtos do mercado, não é o que se encontra. Confira você mesmo quando for. E me conte o que achou!

Isso significa que deveríamos exigir que houvesse uma reformulação da legislação, para que realmente identificasse a presença ou não da Gordura trans nos alimentos, tanto no que diz respeito a tabela nutricional sem haver arredondamento como na denominação correta dos tipos de gorduras utilizada pela indústria!

Achou interessante esta informação? É um grande alerta para todos! Curta e compartilhe no +1 com seus amigos! 

4 comentários

  1. Bem esclarecedor Veri! é revoltante não saber ao certo se está ou não comendo gordura trans… acho desnecessário esse arredondamento… deveria ser como o Gluten “contém gluten” e pra lactose também!

  2. Oi Cláudia,
    Concordo com você….sem arredondamendo…Contém ou não Contém ou claro….denominar corretamente o tipo de gordura….
    =)

  3. Veri,

    gordura vegetal interesterificada é a mesma coisa que gordura vegetal hidrogenada?

  4. Não Fernanda. São processos diferentes. A interesterificação não forma a gordura trans e em alguns alimentos substitui a gord. Vegetal hidrogenada, como no caso das margarinas.

Responda

Seu email não será publicado

*