A granola é  um mix de cereais! Auxilia a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e a absorção de gorduras dos alimentos. Além  de ajudar no controle da glicemia devido as fibras, também aumenta a saciedade por mais tempo, e dá energia, que é obtida dos carboidratos complexos, os quais levam mais tempo para serem digeridos.
Você pode consumir a granola no café da manhã e nos lanches ao longo do seu dia, porque ela irá contribuir para você manter seu peso saudável, fibras para seu intestino, vitaminas e minerais para seu metabolismo e saciedade para você não pensar em comida o dia todo!
Mas não esqueça de equilibrar sua alimentação para que você não consuma demais ao fim do dia, ok?
As granolas variam muito na quantidade de calorias, devido a seus ingredientes. Algumas contém castanhas, mel, açúcar mascavo e outras não. A cada vez que for consumir, leia o rótulo e veja a quantidade calórica da granola para a porção indicada (que geralmente é 1/2 xÃcara de chá). As granolas tradicionais, na porção indicada podem fornecer 4% de proteÃna, 25% de vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também niacina, ácido fólico, ferro e zinco. E variam de aproximadamente 140 calorias a 170. Comece com essa quantidade, mas se você tem uma dieta com poucos carboidratos e costuma tomar muita água, pode consumir mais.
Comprou um granola, não terminou o pacote e ela não está crocante e está mole? Coloque-a numa forma e leve ao forno levemente aquecido, deixe uns 5 minutos e mexa. Desligue o fogo e deixe lá dentro por mais uns 10 minutos. Se estiver corado e mole, retire e deixe esfriar fora do fogão. Assim que esfriar guarde em um recipiente hermeticamente fechado, ok?
E comer granola com o quê? Você pode comer com:
- iogurte, leite, coalhada;
- salada de frutas;
- em receitas de bolo;
- recheio de panquecas doces com geléias;
- açaÃ;
- frozen yogurt;
- banana amassada…
Humm…deu vontade de comer granola! =D