Em comemoração ao Dia do Nutricionista (31/8), uma especialista listou os principais nutrientes que não podem faltar na dieta infantil
Desde pequenas as crianças devem ter uma alimentação saudável e balanceada que atenda as necessidades diárias de acordo com sua faixa etária.  Para isso, em comemoração ao Dia da Nutricionista (31/8), a gerente de nutrição da ClÃnica da Primeira Idade, Renata Esteves, preparou uma lista com dez super alimentos que ajudam no desenvolvimento infantil e não podem faltar no cardápio dos pequeninos.
Segundo a especialista em nutrição clÃnica, a ingestão destes nutrientes básicos evitam malefÃcios como atraso no crescimento, dificuldade no ganho de peso, falta de concentração e dificuldade de aprendizado. “O ideal é que as crianças sigam uma dieta baseada nestes itens e uma rotina em casa. É preciso que elas tenham os horários bem definidos para todas as atividades: acordar, se alimentar, brincar, estudar, tomar banho, dormir, entre outrasâ€, complementa Renata.
Veja quais são os dez super alimentos que não podem faltar à mesa para as crianças:
1.    Carnes
Seja de boi, frango ou peixe, elas possuem alto teor de ferro heme (hemÃnico ou orgânico), só encontrado nestes alimentos, e zinco, que previnem anemia e ajudam na formação do sistema nervoso e circulatório.
2.    Cereais
Itens como arroz branco e integral, aveia, massas, batatas, mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia aos pequeninos.
3.    FÃgado
Rico em vitamina K, este alimento é responsável pelo processo de coagulação sanguÃnea.
4.    Feijão
O feijão é uma poderosa fonte de proteÃna, ferro não heme (não hemÃnico) que está presente também nos vegetais, leite e ovos, e fibras.
As frutas são excelentes fontes em vitaminas e fibras. As cÃtricas são ricas em vitamina C que auxiliam na imunidade e na absorção do ferro não heme proveniente de alimentos de origem vegetal.
6.    Vegetais amarelo-alaranjados
 Alimentos como cenoura, abóbora, manga, mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.
7.    Vegetais verde-escuros
Fontes de vitamina A, C, ácido fólico e potássio, o espinafre, brócolis, couve, agrião, por exemplo, ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.
8.    Muitas hortaliças cruas
Nas saladas, as hortaliças são um prato cheio de fibras que ajudam no funcionamento intestinal.
9.    Azeite, óleos, manteiga e margarina:
Apesar de serem consumidos em pequena quantidade, estes alimentos são energéticos e ricos em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.
10. Ãgua
Além de ser importantÃssima para a hidratação do corpo é enriquecida com flúor que é essencial para a mineralização dos dentes e ossos.
Texto by Saúde em Pauta