Anos atrás ouvi falar do suco verde no Globo Repórter, sementes germinadas, achei muito interessante fui pesquisar mais e me deparei com o Comida Ecológica de Daniel Francisco de Assis.
Segundo Daniel, Comida Ecológica segue os princÃpios:
- Crú
- Vegano
- Maduro
- Orgânico
- Fresco
- Integral
Crú, porque o térmico não irá comprometer a atividade enzimática do alimento. No caso, não precisa utilizar nem geladeira, nem fogão. O ideal para Daniel é a temperatura de 37°C (temperatura corporal).
Vegano, para diminuir ou eliminar a alimentação por produtos de origem animal, aonde priorizam o lucro utilizando em excesso alimentos não-naturais, ou até mesmo geneticamente modificados, muitos medicamentos, vacinas, antibióticos, etc., para o produto final ser o e não haver desperdÃcios na produção.
Maduro, porque um alimento verde irá atrapalhar o paladar e não está pronto para ser digerido. Quando maduro, o alimento finalizou sua produção de açúcares (no pé), tornando-se muito mais saboroso, atrativo e está pronto para seu sistema digestivo.
Orgânico, para ficarmos longe dos malefÃcios que os agrotóxicos e outros produtos agrÃcolas podem nos causar.
Fresco, seria consumir o alimento praticamente após colhê-lo. O mais próximo do seu estado natural, pois iremos ter uma boa digestão e um melhor aproveitamento na absorção de nutrientes.
Integral, para se consumir alimentos em seu estado original, sem ter sido torrado, seco, desidratado, ou passado por qualquer processamento.
Segundo o idealizador do Projeto Comida Ecológica:
O Projeto não entra na questão nutricional, pois pode ser que o ovo tenha uma grande quantidade de nutrientes importantÃssimos para a saúde humana, ou que a carne de frango tenha proteÃnas em quantidades necessárias ao organismo humano. O foco que damos em nosso projeto é a linha ambiental, ou seja, a quantidade de energia gasta para produzir um quilo de proteÃna animal é muito maior que a despendida para se produzir um quilo de proteÃna vegetal, nas mesma condições técnicas e nutritivas.
Alimentação Viva Ecológica é uma filosofia de vida que Daniel vive e através do Projeto passa adiante. Em seu site disponibilizam muita informação e serviços como:
- SPA à DomicÃlios FamÃlias (vão até sua casa, e criam um cardápio para você);
- Curso de Culinária Ecológica para grupos (vão até sua cidade);
- Palestras para Eventos e Empresas;
- SPA Ecológico em Minas Gerais.
Alguns benefÃcios da comida ecológica viva:
- Melhora os odores do corpo;
- Proporciona melhor qualidade do sono;
- Ajuda a perder peso;
- Melhora o sistema imunológico;
- Beneficia a pele e os cabelos;
- Proporciona aumento de energia e vitalidade; e
- Intensifica a disposição fÃsica e mental;
Daniel Francisco de Assis, é engenheiro Ambiental formado pela PUC-RJ, estudante de nutrição e autor do Livro Suco Vivo. Morou na Inglaterra e na Espanha onde se especializou em alimentação viva, trabalhou em SPAs premiados e abriu seu restaurante SPA no sul da Espanha. Atualmente vive no Brasil, coordena o Projeto Comida Ecológica e escreve livros de receitas sobre o tema “Alimentação com vida”.
Informações retiradas do site Comida Ecológica. Acesse e saiba mais sobre esta fantástica Filosofia de Vida.
Acho incrÃvel o trabalho do Daniel! Não possuo alimentação exclusivamente ecológica viva, mas faço minhas sementes germinarem e consumo alimentos integrais, mais maduros. Saber da Comida Ecológica me faz ter outros olhos para os alimentos e cada vez mais ir em busca de uma alimentação saudável. E pretendo ainda participar do SPA Ecológico em MG!
E você gostou? Acha que consegue adquirir um pouco do hábito de Comida Ecológica?
Sim! Gostei muito de conhecer esse trabalho, e informações. Pretendo iniciar uma avaliação de como iniciar esse processo de incluir alguma mudança.