Um estudo americano foi publicado no site do Jornal Circulation, na segunda-feira, dia 17 de maio, e associa riscos à saúde, por consumo de carnes e embutidos.
A revelação é: quem consome diariamente 50 gramas de carne processada – o equivalente a uma salsicha de cachorro quente – tem um risco 42% maior de ter doenças cardÃacas e ainda 19% mais alto de ter diabetes de quem não consome esse tipo de alimento.
A melhor escolha é trocar os embutidos nas refeições por carnes preparadas. Dizem os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos que a carne vermelha preparada em casa ou no restaurante é melhor que a carne processada.
Foram analisados 1,6 mil estudos sobre os efeitos da carne vermelha no organismo, e concluÃram que: a quantidade de gordura, segundo os pesquisadores, é a mesma. O problema, eles dizem, está na quantidade de sal e nitratos – que é maior nas carnes industrializadas, feitas para durar mais.
Os embutidos (salsichas, salames, salames italianos etc.) para a “nação”  de nutricionistas, sempre foram alimentos não saudáveis e sempre que possÃvel recomendado aos pacientes a substituição nas refeições por outros alimentos. Muitas pesquisas anteriores, assim como a própria rotulagem, já revelavam a presença de nÃveis altos de sódio (sal) e nitratos. Alto consumo de sódio está associado a aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras doenças crônicas. E o nÃvel elevado de nitratos na alimentação está associado ao risco de câncer de estômago.
Abaixo o link para vÃdeo desta reportagem exibido no jornal “Bom dia Brasil”.
“Hot-doguenses de plantão“…fiquem em alerta, e sempre que puderem optem por uma refeição mais segura para sua saúde.
Olá mana!!!
E quanto as vinas de frango ou linguiças de frango??? mesma coisa será???
bjokas
Qual alimento seria um bom substituto para a salsicha do cachorro quente?
Oi Dávi, =)
Pela pesquisa, o tipo de carne utilizada não interfere muito, o que conta mesmo é a quantidade de sódio, sais de nitratos e nitritos aplicados neste tipo de alimento, pois a finalidade desses é conferir cor e sabor aos produtos, além de funcionar como agente antimicrobiano e antioxidante. Por isso a preocupação…são produtos industrializados!
Obrigada…beijos!
Oi Éver,
Se pudéssemos encontrar no mercado salsichas sem adição de sódio e nitratos, no problem!
Por enquanto, a solução seria fazer sanduÃches com filés de carnes vermelhas e brancas grelhadas…hambúrguer de carne moÃda ou de PTS (proteÃna texturizada de soja) para quem gosta e o que a imaginação mandar!