Quando pensamos em comida mexicana logo nos vem à mente: pimentas!
Mas você sabia que a base da culinária mexicana é o MILHO? Pois é, porque a partir dele é que são feitos os famosos burritos, tacos, enchiladas, fajitas, tostadas, chimichangas, flautas, quesadilhas e nachos. Vamos conhecer o que é cada um?
Burritos – tortilha de farinha de milho ou trigo que envolve um recheio de carne (bovina, suÃna ou frango);
Enchiladas – panqueca de milho, que extremamente condimentada, e tem como recheio a carne vermelha ou de frango ou feijões e servida com molho de piripÃri (pimenta malagueta) e queijo ralado.
Fajitas – carne grelhada servida em uma tortilha de milho;
Tacos – tortilha a base de milho que pode ser recheada com carne picada (bovina, suÃna ou frango), queijo, alface e à s vezes tomate;
Tostadas – tortilha plana que é tostada ou frita, pode ser consumido sozinho ou acompanhando diversos pratos mexicanos;
Chimichangas – é um burrito frito;
Flautas – tortilhas de milho recheadas e fritas;
Quesadilhas – tortilhas de trigo feitas na chapa ou na grelha, recheadas com queijo fundido e demais ingredientes, servidas dobrada ou inteira;
Nachos – tortilhas de milho crocantes com o formato triangular, cobertas por queijo e pimenta.
Além do milho, temos as pimentas que são nutritivas e contém vitamina A, B e C, magnésio, ferro e aminoácidos. Elas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias. Uau!
A famosa tequila é produzida à partir de uma planta chamada Agave, com folhas longas e afiadas. O nome Tequila deve-se ao fato de que ela era produzida nos arredores da cidade de Tequila, na provÃncia de Jalisco.
O mais interessante são as cores dos pratos e dos ambientes que são extremamente coloridos no México, nos restaurante e bares mexicanos pelo mundo afora.
Os mexicanos são adeptos a sesta, o famoso cochilo após o almoço.
Já ouviu falar na bebida Mezcal? É um destilado que passa pela destilação uma única vez, sendo uma bebida mais rústica e áspera. O mais interessante é que o Mezcal possui dentro de sua garrada uma larva de um Gusano (inseto que desenvolve-se no meio das plantas do Agave, esta que dá origem à Tequila). A larva é apenas um indicativo do teor alcóolico da bebida.
É …essas são algumas curiosidades sobre a comida mexicana. Hoje ela é bem aceita e apreciada por todos ou pelos corajosos em aguentar as diversas especiarias desta cozinha!