Você sabe se você está comprando iogurte mesmo, ou na embalagem está escrito “bebida láctea”? Ooops…você não tinha reparado, né?
Pois é, não é enganação não. E não são a mesma coisa. Veja o que diz o Ministério da Agricultura sobre cada um:
Bebida Láctea é o produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituÃdo, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (lÃquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentÃcia(s), gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos. A base láctea representa pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto (Instrução Normativa n.16/05).
Iogurte é um leite fermentado especificamente por protosimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus, aos quais podem acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das caracterÃsticas do produto final. Leite fermentado são produtos adicionados ou não de substâncias alimentÃcias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituÃdo, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microorganismos especÃficos (Instrução Normativa n.46/07).
Quando você compra um iogurte ou uma bebida láctea, ao ler a lista de ingredientes, você não acredita que são coisas diferentes. Mas são e vamos ver as diferenças:
- O iogurte possui maior base láctea (é mais puro) do que a bebida láctea;
- A contagem de bactérias láticas viáveis no iogurte é maior do que na bebida láctea (10 elevado a 7 UFC/R contra 10 elevado a 6);
- No iogurte não é permitida a adição de gordura de origem não láctea e na bebida láctea é permitido adição de gordura vegetal;
- Soro não é ingrediente obrigatório no iogurte, ao contrário da bebida láctea;
- A maior diferença entre o iogurte e a bebida láctea é o valor nutritivo. Enquanto a bebida láctea deve ter no mÃnimo de 1% de proteÃnas, no iogurte esse valor é de 2,9%.
- E a quantidade de amido e leite em pó adicionados também é diferente. Na bebida láctea deve ser adicionado mais amido do que leite em pó para que ela fique com a consistência parecida com a do iogurte. E no iogurte, o percentual de leite em pó adicionado é maior que o de amido.
ConcluÃmos que o iogurte possui mais ingredientes lácteos (definidos pela instrução normativa) do que a bebida láctea! E que o soro de leite é ingrediente não lácteo obrigatório na bebida láctea!
Agora você decide o qual prefere! E atenção aos rótulos!
Gostou de saber disso? Passe a diante!