Passou na semana passada no Jornal Hoje, uma reportagem sobre Farinhas de Frutas.
São várias, de banana verde, do bagaço da laranja, maracujá, uva e açaÃ. Estas possuem funcionalidades interessantes no organismo. Vamos a elas!
A farinha de banana verde contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura e promovendo um melhor funcionamento intestinal.
A farinha feita com o bagaço da laranja, tem o poder de queimar gorduras. Mas tem que ser a laranja citrus aurantium, se não você estará consumindo a farinha de laranja somente como fonte de fibra.
Já a de maracujá contém pectina, fibra solúvel que tem a função de ajudar no controle do colesterol e do nÃvel de açúcar no sangue, reduzindo a absorção da gordura dos alimentos. Por se transformar numa espécie de gel no estômago gera uma diminuição da sensação de fome.
Segundo a reportagem, estudos já comprovaram que a farinha de uva diminui o nÃvel do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. “Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncerâ€, diz nutricionista Karin Honorato.
Uma novidade para os atletas é a farinha do açaÃ, que possui todos os benefÃcios revigorantes da fruta, e tem a metade das calorias da polpa.
Os benefÃcios gerados pelas farinhas estão concomitantemente ligados a ingestão de água! Por isso, é importante beber pelo menos oito copos por dia para que o intestino funcione bem evitando a constipação.
Para quem quer emagrecer, foi sugerido consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, e no máximo quatro colheres por dia. Comece devagar, tomando uma colher por dia, e aos pouco vá aumentando! As farinhas também podem ser misturadas até no feijão com arroz.
Bacana, né? =)