Você está aqui: Home > Alimentação > Resposta do Mc Donald’s

Resposta do Mc Donald’s

Lembram-se do fato que postei aqui do “McLanche Feliz” que a nutricionista norte-americana Joann Bruso mostrou ao mundo? Sim…aquele “lanchinho” que ela deixou descoberto em uma prateleira na sua casa (Denver, Colorado) durante UM ANO.

Então pessoas o Mc Donald’s respondeu. Me deparei com a resposta no site Gizmodo, e coloco aqui abaixo:

Os hambúrgueres do McDonald’s nos EUA são feitos com carne 100% inspecionada pelo USDA [órgão equivalente ao Ministério da Agricultura nos EUA]. Eles são cozidos e preparados com sal, pimenta e nada mais – sem conservantes, sem “enchimentos“. Os pães dos nossos hambúrgueres são feitos com farinha de trigo plantado na América do Norte. Nossas batatas fritas, famosas no mundo inteiro, são feitas de batatas e fritas em uma mistura de óleo de canola. Estes são os mesmos alimentos que os consumidores compram todo dia em supermercados: pão, carne e batatas.

Bactérias e mofo só crescem sob certas condições. Por exemplo, sem umidade o suficiente – seja na comida, seja no ambiente onde ela está – bactérias, fungos e decomposição são improváveis. Se o alimento se torna seco o suficiente, ele não terá mofo nem bactérias. Na verdade, qualquer alimento que não tenha umidade – comprado em um restaurante, ou em um supermercado, ou preparado em casa – também iria desidratar e gerar resultados semelhantes se deixados em ambiente semelhante.

Sinceramente, achei uma resposta muito “ligeira” para uma empresa do porte do Mc Donald’s. “Bactérias e mofos só crescem sob certas condições”, sim. É sábio que para se reproduzirem, os microorganismos (MO) precisam de água e de alimentos dos quais possam retirar proteínas, gorduras, carboidratos e outras condições favoráveis. Mas, temos um sanduíche, feito de carne bovina (rico em proteínas), pão (rico em carboidratos) em média com 30% de umidade, e a batatinha frita (rica em carboidratos e gordura), alimentos praticamente frescos, riquíssimos em nutrientes e com alguma quantidade de água na composição mesmo depois de cozido, frito ou assado.

Os bolores e as leveduras são menos exigentes em água do que as bactérias, por isso sobrevivem em alimentos mais secos. E O QUE ACONTECEU COM O PÃO? …nada

Algumas bactérias desenvolvem-se em alimentos de origem animal, tipo a CARNE que lhes fornecem proteínas, gorduras e vitaminas. Causando alteraçãoes nas propriedades sensoriais (cor, cheiro, sabor, textura, viscosidade etc.) ou até mesmo causam doenças. Mas algumas dessas alterações não são percebíveis pela foto.

O mais importante é que o crescimento de bolor (alteração visual) em qualquer alimento, indica má conservação. Assim como alguns aspectos no sabor e odor. Como só podemos verificar através da foto que a Nutricionista divulgou, vemos que bolor não tem!

Isso significa que alguma coisa conservou este alimento. E o que poderia ser? Só nos basta uma resposta: CONSERVANTES!

Sabe-se que a conservação de um alimento é baseada na eliminação total ou parcial de agentes para o alimento não ter qualquer manifestação vital (crescimento de MO). E essa façanha se faz através da adição de vários tipos de conservantes. E mesmo com alguns conservantes sabemos que há crescimento de bolor ou qualquer outra coisa. Já presenciamos isto, já deixamos pães, bolachas, leite abertos e em questão de dias já bolorava.

Agora em um ano….nenhum bolor??? Ai ai ai

2 comentários

  1. Ótimo post, esta resposta é uma tentativa infeliz de tentar enganar-nos que não existem conservantes.

    Se você me permitir, gostaria de indicar os seguintes artigos:

    Nova experiência mostra Mac-Lanche “feliz” intacto depois de 6 meses
    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/10/nova-experiencia-mostra/

    Por que os sanduíches do McDonald’s não se decompõem – a verdadeira história por trás da história
    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/10/por-que-os-sanduiches-do-mcdonalds-nao-se-decompoem-a-verdadeira-historia-por-tras-da-historia/

    Grande abraço
    Emerson

Responda

Seu email não será publicado

*