Você está aqui: Home > Legislação de Alimentos > Para que servem os conservantes?

Para que servem os conservantes?

A função destes já o próprio nome diz: conserva. Ou seja, conservante é toda substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas, como por exemplo: SORBATO DE SÓDIO, NITRITO DE SÓDIO, NITRATO DE SÓDIO. Como escrevi em um dos meus posts anteriores.

Alguns alimentos possuem pouco, outros muito e alguns nenhum. Ou melhor, conservantes naturais.

As indústrias de alimentos e produtores de alimentos pronto para o consumo querem garantir a qualidade desse até a chegada ao consumidor. E para isso adicionam os conservantes e outros aditivos. Mas quando o conservante já está no limite estipulado pela Anvisa, e o produto ainda apresenta alterações na textura, cor, sabor e odor, as empresas optam por outros aditivos que possuem várias funções, inclusive a de conservante. E assim, o alimento fica cheio de aditivos, mas dentro das normas da Anvisa. Pois o “conservante opcional” atua como conservante naquele alimento, mas para a descrição deste na embalagem (rótulo), ele está com outra função.

Uma covardia com a saúde humana e principalmente a infantil. Uma falta de CONSCIENTIZAÇÃO na fabricação de bons alimentos!!!

Um exemplo de alimento SUPER CONSERVADO é o que a nutricionista norte-americana Joann Bruso mostrou ao mundo. Ela deixou um “McLanche Feliz” descoberto em uma prateleira na sua casa (Denver, Colorado) durante UM ANO. Impressionante, não?

E o que aconteceu? Nada! O lanche ficou o mesmo. Não houve decomposição e as batatinhas não criaram bolor. Olha só a foto:

A nutricionista sobre o evento, diz que: “O alimento é decomposto em seus nutrientes essenciais e transformado em combustível no nosso corpo. Nossos filhos crescem mais fortes quando comem comida de verdade. Se as moscas ignoram o lanche e ele não se decompõe, então o corpo de uma criança não consegue metabolizar adequadamente. Agora você sabe porque é chamado de ‘junk food’.”.

Todos os itens do produto levam conservantes. O pão possui vários como cálcio e o propionato de sódio, a fatia de picles possui benzoato de sódio e as batatas fritas levam o ácido cítrico e o pirofosfato ácido de sódio (que ajuda a manter a sua cor). Veja aqui a resposta da empresa Mc Donald´s sobre o evento.

O mais triste dessa história é saber que SE um simples lanche que é feito para ser devorado nos 10 minutos seguintes a sua entrega ao “grand man” possui conservantes tão “eficazes “, IMAGINA aqueles produtos ADORÁVEIS e APETITOSOS que ficam nas prateleiras dos supermercados com DATA DE VALIDADE acima de 12 meses?

 

 

Pensou? …

 

 

26 comentários

  1. Ate o picles tem conservantes? Sempre achei q pelo menos na salada dava pra confiar!

  2. Pois é….mas o picles nada mais é que o pepino em CONSERVA. Sim, possui conservante (sorbato de potássio por exemplo). Ainda mais quando vindo do Mc!! =P
    Para confiar, basta saber a origem! Saladas são folhas verdes frescas, legumes cozidos e tubérculos ralados (cenoura, rabanete) … preparados na hora. Agora o tomate, cebola e alface dos sanduíches não possuem conservantes e também pelo jeito não estavam presentes no lanche que ficou exposto 1 ano. Porque aí sim estariam bolorados, degradados! =)

  3. gostaria de saber como saber qual conservante e qual a porcentagem certa para colocar em batatinhas em consreva

  4. Olá Simone! Obrigada pela visita!
    Quanto a sua pergunta vou pesquisar especificamente e logo lhe envio uma resposta por e-mail, ok?
    Até breve!

  5. Estou com uma alergia alimentar, ainda tentando descobrir o alimento. Sabado comi uma fatia de presunto peru de defumado da sadia e tive uma reação alergica. Hoje comi uma ervilha de lata da odebrech e tive a mesma reação. Acho que é alguma substancia que os 2 tem em comum, mas não tenho idéia do que seja, será q voces podem me ajudar?

  6. Olá Carla,
    Você deve procurar um médico especialista e fazer um diagnóstico através de exame físico que podem ser complementados por testes alérgicos. Com uma ajuda médica você não irá sofrer com os sintomas da alergia, pois logo se detectará o alimento ou aditivo alimentar a que você é alérgica e este será retirado da sua alimentação.
    Olha o que a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) diz sobre Alergia Alimentar:
    “Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos. Os alimentos podem provocar reações cruzadas, ou seja, o paciente alérgico ao camarão pode não tolerar outros crustáceos. As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem ser menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico são relatados como causadores de reações. A tartrazina pode ser encontrada nos sucos artificiais, gelatinas e balas coloridas enquanto o glutamato monossódico pode estar nos alimentos salgados como temperos (caldos de carne ou galinha). Os sulfitos são usados como preservativos em alimentos (frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados) e medicamentos tem sido relacionados a crises de asma em indivíduos sensíveis. ”
    Procure ajuda.
    Boa sorte!

  7. …Olá ! Gostaria, se possivel, de saber qual conservante e dosagem, poderia ser usado em produtos feitos a base de milho ( bolo por ex ) para durar pelo menos uns 20 dias em temperatura ambiente – 20-25 º C.

    Desde já agradeço.

  8. Olá. Assim como Carla eu também tenho alergia à Sadia. Presunto, linguiça, peito de peru. É só comer que eu começo a ficar pintada de vermelho e com bolha ao redor dos olhos. Qualquer outra marca, (pelo menos até agora) não acontece nada. Até a Perdigào (que é da Sadia) nào me dá essa alergia. Eu sempre comi tudo da Sadia e nunca tive isso. Também passei a ter alergia a gelatina. O meu corpo inteiro pinica, dos pés a cabeça. Também sempre comi gelatina. Passei a ter essa alergia depois que tomei a vacina H1N1 em 2010. Gostaria de acreditar que foi coincidëncia. Fiz teste de alergia e deu negativo. Vou fazer agora o exame de sangue para ver se tenho alergia à tartrazina.

  9. Olá Cecile,
    Obrigada pelo seu depoimento. É interessante sabermos o que alguns ”produtos“ podem causar a saúde.
    Obrigada, bom exame!

  10. herica dos santos

    bom dia, eu trabalho fabricando doces e estou com dificuldade com minhas trufas de limão______ elas estão azedando em 5 dias.gostaria de saber qual é o conservante que posso e qual é a dosagem para que eles durem mais. já lhe agradeço:Herica

  11. Eu tenho alergia alimentar e ainda estou na fase de descobrir os alimentos que me causam alergia.

    Já sei que algo que tem no presunto de peru, milho e ervilha em conserva me dá alergia, acho que deve ser algum conservante, mas não sei qual é.

    Apareceu também reação alérgica a pimenta do reino.

    Agora estou pesquisando o milho, porque quando como algo feito com a farinha de milho ou os flocos de milho tenho reação alérgica, mas a pipoca não tenho. Já procurei nas embalagens da farinha e dos flocos os ingredientes e não achei. Será que voces podem me ajudar com isso?

  12. Olá Carla,
    Para você descobrir exatamente o que lhe causa alergia procure ajuda médica. Alguns exames serão pedidos e logo logo você descobrirá!
    Boa sorte!

  13. boa noite eu trabalho com massa de pastel e gostaria de saber a quantidade certa de sorbato de potassio que devo colocar na massa de pastel espero que possa me ajudar obrigado

  14. Olá Rodrigo,
    Você deverá procurar no site da Anvisa sobre este aditivo e seu uso no seu produto. Obrigada.

  15. E possivel q haja conservantes em cocadas caseira?quais?

  16. Olá Murilo,
    Pode sim. O mais conhecido é o sorbato. Mas há uma lista imensa de conservantes liberados pela Anvisa.
    Até mais!

  17. Ola bom dia , estou a procura de um conservante , para ser usado em Caldo de Cana , para sua duração sei que existe mais nao sei qual devo usar , poderia me auxiliar a encontra um que possa ser usado , Saudações (J.B)

  18. Olá José,
    Você deverá olhar no site da Anvisa se é permitido nessa bebida e qual é permitido, ok?
    Até mais! Obrigada pelo contato!

  19. Hola gostaria de saber qual o tipo de consevantes, e nome q posso colocar em caldo de cana, quero um q conserver a cor grato;…

  20. Boa tarde quero saber quanto de conservante coloco no pao de forma
    e qual tipo de conservante

  21. EDSON LEITE DOS SANTOS

    GOSTARIA DESABER QUAL CONSERVANTE DA COR E DO CALDO DE CANA POSSO USAR PARA CONSERVALO POR TRES MESES OBRIGADO

  22. Por favor, preciso saber qual conservante posso colocar em bolos simples, sem recheios e sem coberturas.
    Gostaria de faze-los durar mais tempo e comercializa-los.

    Como entrar em contato direto com voces?
    Moro em Itu e estou precisando dessa informação .
    Aguardo seu email.
    Um grande abraço

  23. Boa tarde!
    Gostaria de saber qual conservante e qual a porcentagem certa para colocar em batatinhas em conserva,ovos de codorna em conserva e Legumes mistos em conserva?

    Aguardo retorno por e-mail.Urgente!

    Att,
    Eliane

  24. qual a porcentagem de benzoato de sódio usar em conservas de legumes.

  25. Boa Tarde,

    Gostaria de saber qual o conservante e qual a porcentagem para colocar em batatinhas fritas? e gostaria de saber como é o modo de colocação?

    att

  26. Boa tarde, eu gostava de saber qual conservante e a quantidade para usar em batatas-doces fritas e se possível como o “colocar” no alimento. Gostava que me respondesse o mais rápido possível, é para um trabalho. Obrigada!

Responda

Seu email não será publicado

*