Você está aqui: Home > Alimentação > Sucos de Caixinhas!

Sucos de Caixinhas!

Sabemos que estão presentes na maoiria das geladeiras. Compramos para optar em algo mais saudável, ou tentar substituir os refrigerantes alguns dias na semana ou pior ainda (logo vocês vão entender) lanche para os filhos!

Mas sem dúvidas, digo que são piores que os sucos naturais.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgada na revista Época, com 12 bebidas à base de fruta, elas contêm alto índice de açúcar, corantes e aromatizantes. O instituto avaliou a qualidade nutricional das bebidas, baseando-se na presença ou não dessas substâncias e as informações contidas nas embalagens, conforme manda a legislação.

Na análise do Idec, o poder da publicidade e do marketing é tão grande que nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura.

As bebidas industrializadas tendem a conter altos teores de açúcar. É o caso dos néctares, que, segundo a legislação, devem respeitar um limite de adição de sacarose. Apesar de práticos, os néctares são diluições açucaradas de sucos concentrados. “Chegam a ter cerca de 20 gramas de açúcar por porção de 200 ml, o equivalente a duas colheres de sopa cheias”, alerta Vera. E segundo a nova RDC 24/2010, os refrigerantes, refrescos, concentrados e chás prontos (líquidos) que apresentarem mais de 7,5 g de açúcar a cada 100 ml, deverão possuir no rótulo um alerta: “O (marca comercial) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária”.

Adição de Açúcar:

O único suco adoçado, o suco tropical de manga Jandaia, traz essa informação apenas na face da caixa escrita em inglês, contrariando o Decreto nº 6.871/09, que determina que a palavra “adoçado” seja acrescentada no rótulo principal do produto, junto ao seu nome. O mesmo deve ocorrer quando o adoçante usado for artificial. Além disso, segundo esse mesmo Decreto, a quantidade de sacarose adicionada à bebida deve ser expressa à parte (separado da frutose).

Aromatizantes Corantes e Conservantes:

Em relação aos aromatizantes três bebidas foram reprovadas por não informar a presença desses aditivos no rótulo, o que contraria o Informe Técnico 26/2007 da Anvisa. O suco tropical de manga Su Fresh fit, néctar de uva Disfrut e, novamente, o suco Jandaia de manga. Apenas dois dos produtos avaliados continham corantes: bebida mista de frutas verdes Skinka, que continha tartrazina; e bebida de frutas sabor uva Del Valle Frut, com maranto, tartrazina e azul brilhante. O rótulo de ambos trazia essa informação, conforme prevê o Decreto-Lei nº 986/69. O conservante benzoato de sódio está presente em quatro das bebidas analisadas: suco tropical de maracujá Carrefour, suco de abacaxi Maravilha, suco tropical de manga Jandaia e bebida de frutas verdes SkinkaOs corantes tartrazina (INS102) e amaranto (INS123) e o conservante benzoato de sódio (INS211) são apontados como causadores de reações alérgicas e estão ligados ao aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil.

Novo Decreto: Suco, néctar e refresco

Os produtos, classificados como suco, néctar e refresco, têm características distintas e devem seguir padronização, conforme determina o Decreto nº 6.871, de junho de 2009, válido, para as bebidas que foram produzidas a partir de 02 de dezembro de 2009. Uma das principais diferenças entre as bebidas à base de frutas é o teor mínimo de polpa de fruta (isto é, da fruta em si) que cada uma precisa ter. O suco é o que tem a maior concentração. Depois néctar e, por último, o refresco (também chamado de bebida de fruta). Eu antes achava que o néctar que era mais concentrado!Eita vida! O teor mínimo de cada fruta é previsto por Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Então, porque não fazer um suco natural? =)

9 comentários

  1. Bom dia!

    Eu sou 100% a favor do suco e frutas naturais as vezes cometemos deslizes.
    Mas existe um ditado que eu fico muito triste- se correr o bicho pega e se ficar o bicho come ou seja voce sai do conservante e cai no agrotoxico.
    Qual é o pior?
    Gostaria muito de saber.
    Obrigado.

  2. Olá Maria!
    O agrotóxico é pior, pois ele é feito para aniquilar insetos, pragas. Enquanto os conservantes foram criados para conservar alimentos consumidos por nós, mas mesmo assim devemos tomar cuidado pois não são naturais. A melhor opção quando possível, são os orgânicos. Naturais e livres de agrotóxicos!
    Até mais!
    V.M

  3. Olá! Minha dúvida é… Não tendo suco natural em casa, seria melhor usar o de garrafinha, concentrado.. Tipo Maguary? Ou seria a mesma coisa/pior?
    Sempre tive essa dúvida…
    Abraço e parabéns pelo site!

  4. Olá Adriana,
    Obrigada pela visita e seu comentário.
    A respeito do suco, não há discussão. O natural feito e consumido logo em seguida é o ideal. Sucos de caixinhas ou de garrafas como você citou, sempre terão algum aditivo alimentar para sua conservação ou para melhoria do próprio sabor.
    Até mais,
    V.M

  5. obrigado pela informaçao..

  6. Pessoas diabéticas podem tomar sucos light como ex: MAGUARY NECTAR LIGHT, REALMENTE NAO TEM AÇUCAR? NAO DA PRA EMVIAR, COMO FAÇO ENTAO ?

  7. Olá Aparecida,
    Para você saber se tem açúcar ou não, você precisa ler a “lista de ingredientes”.

Responda

Seu email não será publicado

*