Arco-íris dos Chás

cháVocê era acostumado a tomar seu chazinho de hortelã e de repende se depara com o Chá Verde e resolve experimentá-lo. Logo, ouve falar sobre o Chá Preto…depois sobre o Chá Branco, aí vem o Vermelho e agora, Amarelo?!?!?

De onde tantas variações? E além das variações, você fica confuso (a) e em dúvida de qual tomar, porque leu ou ouviu que todos fazem bem….mas qual é o melhor?

Vamos saber um pouco sobre cada Chá:

Chá Verde – É feito das folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, porém, por não passar pelo processo de fermentação, não adquire a coloração escura. O alto teor de polifenóis é o responsável pelo efeito de acelerar o metabolismo e facilitar a digestão.

Chá Preto – O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis. Passa pelo processo de de fermentação, o qual oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura. Por conter alto teor de cafeína, o chá preto deve ser consumido com cautela. O chá preto possui antioxidantes que auxiliam na imunidade e são capazes de proteger o organismo contra o câncer e as doenças cardiovasculares.

Chá Branco – É feito a partir das folhas mais jovens e ainda não oxidadas da Camellia sinensis, e estão cobertas por uma penugem esbranquiçada. O sabor é muito sutil se comparado ao dos outros chás. É mais raro por exigir uma época específica de colheita, além de um processo de secagem mais lento. Por conta disso é que possui polifenóis em maior quantidade.

Chá VermelhoChá Vermelho – É mais fermentado e cafeinado do que o verde, branco e amarelo. Feito com folhas adultas da Camellia sinensis, é bastante semelhante ao chá verde – a diferença está no processo de fermentação. É o que possui maior concentração de princípios ativos e, por isso, é considerado o mais forte da família dos chás.

Chá Amarelo – Assim como o branco é feito com folhas jovens e brotos da Camellia Sinensis. O processo de secagem é mais lento: as folhas repousam até ficarem amareladas. Possui gosto mais suave e menos amargo.  É ainda mais emagrecedor e diurético do que o chá verde. A diferença do chá amarelo está na presença de substâncias derivadas da casca da laranja. Com isso, existe em sua composição uma mistura de vitamina C, selênio e zinco, que reforça o poder antioxidante da bebida.

Independente do qual você escolher, seja ele verde, preto, vermelho, branco ou amarelo, todos possuem propriedades antioxidantes que podem acelerar o processo de emagrecimento, eliminar os radicais livres e retardar o envelhecimento.

Mas claro, que eles sozinhos, não fazem milagres!

Você precisa ter uma alimentação saudável e atividades físicas presentes na sua vida!

Qual você escolheu? Eu sou adepta ao verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...