Você está aqui: Home > Alimentação > 10 Passos para uma Vida Saudável – Passo 1

10 Passos para uma Vida Saudável – Passo 1

Vida saudável tem várias definições. Cada pessoa, expert ou especialista pode definir uma. Colocarei em 10 passos, o que eu (nutricionista) penso ser a busca de uma vida saudável.

Então, você que é, ou se considera magro, gordo, normal ou ainda, mais ou menos, fique de olho, que aos poucos vou “soltando” os post’s!

Hoje:

Passo 1:Você tem consciência do que está comendo de errado ou a mais?

Me diga: Você come para sobreviver ou sobrevive para comer?

Primeiramente, essa frase aí de cima está escrita de forma diferente. O comum é ouvir:  Você come para viver ou vive para comer? Lembrou? Penso eu, que no mundo em que estamos, incluíndo ecologia, saúde e dinheiro, somos SOBREVIVENTES.

Você pensou que come para sobreviver? Imagino que você pensou naquelas saladas ruins que obriga-se a comer “quase” todos os dias. Comer para sobreviver, seria ter uma saúde de ferro para aguentar os outros dois pontos que não dependem só de nós mesmos: ecologia e dinheiro. Saúde de ferro, equilíbrio entre a mente e o corpo. Para nosso organismo funcionar corretamente, para podermos realizar viagens, passeios, qualquer coisa: temos que abastecê-lo com o combustível certo. E sem dúvida nenhuma, isso eu escrevo aqui, TODOS TEMOS A CONSCIÊNCIA de que sabemos o que é bom ou ruim entre os alimentos.

Confesso até que quando começei a fazer o curso de nutrição, achei meio ignorante o caminho que estava seguindo, pois ao ter contato com as pessoas, elas diziam: “Eu sei que preciso comer saladas, mas eu não gosto!”. Mas pensei, que curso farei então? Um curso que faria obrigar as pessoas a comerem corretamente? Não, né? A nutrição tem mais que isso, tem a obrigação de conscientizar as pessoas do porquê de consumir certos alimentos. Fazer entender o que tal alimento causa no organismo de bom ou de ruim.

O que quero enfatizar aqui é que todos sabem o que é uma alimentação saudável. Gostar ou não de comer aquilo ou isso, é uma opção que aprendemos a fazer durante nossas vidas. Você não gosta de trabalhar? Então pare! Claro que não, né? Você precisa de dinheiro! Então…você precisa ter saúde também! É dessa forma que precisamos pensar.

Com essa consciência podemos partir para a outra frase: sobreviver para comer! Você pensou nessa? Então me comente o porque. Preciso saber! Bom, posso até imaginar seu pensamento naquele pote de sorvete com calda de chocolate e você descontraído na frente da tv, ou melhor, aquele milk-shake de ovomaltine GG do shopping que você adora desfrutar enquanto nem percebe que num gole foi metade do “copinho”. Mas peraí…estou pegando pesado, né? Todo mundo quer ter seu “minutinho porcaria”! Confesso que eu também tenho!!! (CALMA!! Não se desespere…não precisa deixar de ler meu blog! Estudei pra caramba, tenho minha opnião formada e ainda esse é o primeiro passo e conseguirei lhe dizer como ter uma vida saudável! =D) Não deixo de comentar aqui, que existem pessoas (ainda bem que está diminuíndo) que realmente sobrevivem para PODER comer. Nem preciso comentar. Só que infelizmente têm indivíduos que querem APROVEITAR momentos para destruir sua saúde. Se isso acontecer em alternadas e raras vezes, não há problemas. O pior é quando isso se torna CRÔNICO.

Finalizando, quero que pense em tudo o que você comeu até hoje. Incluindo sua alimentação quando pequeno. O que você comia? Quem preparava sua refeição? O que essa pessoa queria ao te alimentar? E hoje? Por que você escolheu comer salada? Por que você comeu aquele chocolate a mais? Precisava ter comido aquele x-salada com refrigerante? Refrigerante? Pra que serve?

…até mais…

 Veja Saber o que quer – Passo 2!

28 comentários

  1. Olá Veri
    Hoje eu conseguiii rsrs
    Estava tentando esempre dava erro pra vir aqui noseu cantinho ;D

    Q legal aqui ;D

    òtimopost

    Estarei sempre por aqui tá? Obrigada pela visitinha

    bjinhus

  2. Obrigada Dani pela visita! Seja bem-vinda! =)

  3. Veri, confesso que eu AMOOOOO comer !!!!!!! É um prazer da carne, daqueles que satisfazemos em deleite. rsrsrs
    Pensamento de gordo é assim.
    Parabéns Veri, vou acompanhar pra ver se eu consigo ser diferente. Não quero ficar com colestrerol, pressão alta, diabetes e o pior GORDAAAA !!!!! rsrsrs

  4. Oi Bruna!
    Fico feliz que visitou meu blog! Pode também me mandar suas dúvidas, viu?
    Sempre temos que buscar uma forma de nos alimentarmos saudavelmente, não importa o quanto e como, mas sim, que seja feito! =)

  5. Boa tarde, peso 72 kg, o que devo comer para, que eu possa emagrecer além da atividade fisica.

  6. Olá Rita,
    O ideal é que você um nutricionista para ele avaliá-la, saber de suas preferências alimentares e juntamente com você montar um cardápio, dieta ou o que for melhor indicado para você.
    Sugiro também que você leia todos os Passos dos Post’s 10 Passos para uma Vida Saudável. São 10 post’s. Acredito que lhe ajudará muito, antes de você ir se consultar! =)
    Obrigada, V.M

  7. olá. tenho 15 anos, e comecei em uma academia agora. antes eu comia pouco e é normal que eu começasse a comer mais agora, mas tipo, está anormal. comida que dava para 4 dias para mim hoje dura 2 dias, to comendo realmente quase o dobro que antes. o que eu faço???

  8. Olá Thiago,
    Realmente quando começamos uma atividade física precisamos de mais nutrientes, pois nosso gasto calórico aumenta. Mas para avaliar exatamente a quantidade que você está comendo, se é ou não anormal, recomendo que você procure ajuda nutricional.
    Boa sorte e boa saúde!

  9. OI, bom como vc já viu meu nome é bruna, bom eu sou uma viciada em doces principalmente em chocolate, paes,bolos bom como pode ver tudinho msm que tem caloria demais eu gosto, tenho alimentações digamos normais mas exagero nas sobremesas e café da tarde e depois que comecei a estudar a noite então piorou pq não tenho mais tempo para exercícios tento pular corda na semana para ajudar mais acordo muito cedo e canso durante o dia pois chego muito tarde da faculdade, estou aos poucos introduzindo frutas, verduras e legumes, na verdade eu sempre me alimentei destes alimentos mais agora desejo substituir os doces por alimentos saudáveis não apenas para emagrecer mas para ter uma vida melhor em todos os sentidos, eu peso hoje 70kg tenho 1,62 de altura e 21 anos e como: arroz, feijão, carne, chuchu, cenoura, alface, tomate, pera, maça, uva, mamão, laranja, iogurte com aveia paes, bolos, biscoitos recheados tudo isso mas também chocolate, o misto quente com maionese temperada da faculdade e outros. a vida toda minha familia me ensinou á comer alimentos naturais como frutas, verduras,e outros, mas como a falta de tempo hoje fui optando por coisas mas rápidas as quais se ode comer caminhando para não se atrasar pro trabalho na volta do almoço e outros aos 12 para 13 anos tive anemia duas vezes por substituir o almoço por pão com leite consensado pois minha mãe trabalhava fora e não tinha como me obrigar a comer a comida que ela deixava pronta é mais aprendi depois disto que tenho que comer outras coisas, espero que vc possa me ajudar pq estou com a auto estima muito baixa e preciso me sentir bem. Desde já agradeço Bruna

  10. Olá Bruna,
    Fiquei feliz porque você tem noção do que você come de saudável e não saudável. Isso é um grande passo para quem quer cortar alguns alimentos, emagrecer ou comer saudavelmente. Bruna, se você tiver tempo para almoçar, almoce. Procure comer saudavelmente, como vc disse que come. Assim como seu café da manhã, capriche com granola, frutas, iogurte, sucos, queijo branco…etc.
    Vá num mercado e olhe a sessão dos alimentos integrais e light, você verá muitas opções de lanches e até mesmo de uma sobremesa. Tome mais água, e procure deixar as guloseimas favoritas como uma forma de prêmio, uma vez na semana. Você não precisa desses alimentos, pense que eles não te alimentam, só lhe fornecem calorias e gorduras.
    Você pode comprar sanduíches naturais, iogurtes, salada de frutas, sucos antes de ir para faculdade. E quando chegar em casa depois, faça um lanche leve novamente. Ok?
    Boa saúde para você e força menina!

  11. Parabéns!

    Acho que de todos os lugares que vejo pessoas tentando convencer os outros a ter uma alimentação saudável, você foi a que soube utilizar as palavras e o conhecimento de forma inteligente para isso entrar na cabeça das pessoas.

    Parabéns mesmo!

  12. Olá Estela!
    Agradeço seu elogio e fico muito feliz quando alguém percebe o que está fazendo ou deixando de fazer através das minhas palavras!
    Volte sempre!

  13. Como podemos emagrecer sem nos prejudicar e prejudicar nossa saúde?
    Como posso aceitar abuso das pessoas porque sou gorda,eu sofro muito com as criticas se eu sou gorda ou não o que importa,mas eles não pensam em nossos sentimentos não consigo mais aceitar o Bullyng comigo e com meus amigas e colegas?
    Não vou mais aceitar essas criticas,eu preciso emagrecer me ajudem por favor.
    Vcs me ajudam com esse problema da obesidade infantil,por favor?
    Eu apenas 10 anos e peso 47,9,isso é muito peso para minha idade?

  14. Olá Larissa,
    Digo que você deve procurar ajuda médica e psicológica. Eles são os pivôs para te ajudar. Converse com sua mãe.

Responda

Seu email não será publicado

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>