Você está aqui: Home > Alimentação > Saber o que quer! – Passo 2

Saber o que quer! – Passo 2

Para alcançar uma Vida Saudável, parto de 3 pontos que considero as maiores preocupações humanas! Perda de peso, manutenção do peso e preocupação com a alimentação correta!

Como perder peso? Como manter meu peso saudável? Como ter uma alimentação saudável? São perguntas que me fazem e que vejo por aí! Mas vamos lá, uma de cada vez.

Você quer perder peso? E quanto e enquanto tempo você quer? Está achando que darei uma dica milagrosa, não é? Vamos cair na real, se quiser (acho até melhor) releia o Passo 1. Primeiro, se olhe no espelho. Está sobrando alguma coisa? Depois, você tem que pensar que irá fazer uma reeducação alimentar e física. Você tem que estar DISPOSTO a pensar em coisas saudáveis para comer, assim como exercícios físicos para fazer! A alimentação vai depender de quanto você quer perder, do tempo necessário para uma perda de peso saudável e do tipo de exercício que irá fazer. Há sim diferença. Porque para perder pouco peso, tipo uns 4 a 5kg, são necessários 30 dias e simplesmente se policiar na alimentação!(maiores dicas virão mais pra frente) Saudavelmente falando você deve evitar a perda de mais de 1kg de peso por semana, pois isso acarreta em uma redução não só de gordura, mas também de massa muscular, o que fará com que seu metabolismo fique mais lento. Indica-se o exercício físico para prevenção dessa perda de musculatura e para ajudar na perda de peso e manutenção após. Agora, quando é uma perda de mais quilos (acima de 20kg) é mais delicado, pois levará mais tempo para a perda de peso exigindo mais do interessado, tanto na alimentação quanto na prática de exercício físico.

Você quer manter seu peso? Depois de ler o passo 1 (é para lavagem cerebral msm! hehehe), e você tomar conta de que alguns alimentos que você consome estão exagerados, insuficientes ou inadequados, aí fica mais fácil de falarmos em reeducação alimentar e em alguns casos educação alimentar mesmo! Nesse caso, posso dizer que é possível manter o peso somente com a alimentação. Mas será muito mais saudável e prático para você, se fizer um exercício físico. O exercício queima calorias, e durante duas horas após o exercício físico (acima de 90mim de prática) nosso corpo continua queimando calorias! Então, por que não fazer? E ainda que ninguém gosta de comer menos (cortar alguns quitutes, tirar uma colher de arroz) depois de passar por um evento de “alta gastronomia” (excesso alimentar, neste caso =D) Outro detalhe importante, são esses “eventos”, ou os “momentos porcaria”, ou ainda, o “dia da ignorância”…isso não poderá ocorrer sempre, digo, sempre nos finais de semana. Pois, uma alta ingestão de alimentos acarreta sim em ganho de peso. E nada de pensar que na segunda-feira começa a “DIETA“. Dieta? Quem falou em dieta? Falaremos somente em reeducação ou educação.

Você quer ter uma alimentação saudável? Então você precisa sair da rotina! Você precisa conhecer lugares diferentes dos supermercados. Estou falando das feiras livres, das feiras de produtos orgânicos, mercados municipais, hortas orgânicas, etc. Calma! Antes que você fale que muitos dos alimentos comercializados ali são caros, entenda que eu disse para você CONHECER! Porque assim, você estará entrando em contato com os alimentos puros, “fora da caixinha”. E não vá pensando no pastel frito ou na fogazza da feira livre que eu disse, quero que você pegue a outra “rota”, aquela que você não faz. Pare na frente de uma banca de verduras e frutas, e tente reconhecê-los. Você sabe o qual é o rabanete, a batata-salsa, a mostarda, o espinafre, a carambola? Não? Então começaremos por aí! Vá conhecê-los. Porque não adianta eu dizer para você comer radiche, se você não sabe o que é! E quando for ao mercado municipal, não esqueça de visitar as bancas que ficam ao lado das lojas de vinhos e queijos…ok? Alimentação saudável é sinônimo de variedade!

Até breve!

Veja Entenda seu Metabolismo! – Passo 3

2 comentários

  1. 90min ?
    tem que ser 90 minutos para continuar queimando calorias depois?
    1 hora e meia não é muita coisa não?

  2. Olá Biankinha,
    Como nosso organismo tem mais de duas vias para produção de energia (queima de calorias), vai depender sim do tempo e tipo de exercício que você faz. Para você continuar queimando 2 HORAS após o exercício só depois de uma atividade intensa e duradoura.
    Para atividades menores e curtas o corpo consegue suprir em seguida… ou através da ingestão de alguns alimentos.

Responda

Seu email não será publicado

*