Hummm…deu água na boca, é?
Gente…vocês conseguem pensar em batatinhas fritas e não lembrar daquela panela cheia de óleo com as batatinhas dentro, sendo fritas??? Uiiii! Mas, depois dessa novidade aqui, agora eu penso diferente!
Atenção, estamos em 2010 e agora podemos fritar batatinhas SEM óleo!
Esta nova invenção se chama AirFryer. Uma fritadeira que não precisa de óleo nem água para funcionar. É o ar que faz o processo de “fritura“!
Basta ligar à tomada e fazer alguns ajustes antes do uso. Assim, inicia um processo de alta rotatividade de ar sobre o alimento, que produz os mesmos efeitos do processo de fritura convencional. Essa tecnologia, chamada Rapid Air, elimina até 80% de gordura de batatas fritas, segundo o fabricante. Penso eu, que seria 80% porque querendo ou não a própria batatinha possui sua gordura, então o interessante é que você não terá um acréscimo de gordura do óleo da fritura.
O preço dessa “bichinha” na Europa é em torno de 199 euros. Este produto foi desenvolvido pensando não somente no mal que causam à saúde, mas também na sujeira que fazem durante o preparo e  perigo do óleo quente.
Interessante ainda é que se pode fritar nuggets, frango, carne e peixe. Segundo quem experimentou as batatinhas, elas têm o mesmo gosto e textura que as batatas fritas convencionais.
Infelizmente, o AirFryer só será vendido em paÃses europeus e o lançamento previsto é final de setembro. De acordo com a empresa, a disponibilidade do AirFryer para o mercado brasileiro ainda está sob avaliação, pois será necessário adaptar o produto para as necessidades do paÃs (como o pastel).
Como funciona:
O manuseio da fritadeira é bem simples: basta colocar o alimento em um compartimento e ajustar o timer e a temperatura. A própria máquina vem com uma série de sugestões de tempo e “calor†para cada tipo de comida. Para fritar batatas, por exemplo, a máquina leva de 9 a 14 minutos em 200 graus Celsius. Para determinar a variação do tempo, cabe ao usuário escolher se quer uma batata mais tostada ou mais macia.
Estamos indo bem nessas inovações, primeiro a Yogurteria e agora essa fritadeira sem óleo! Vida saudável é o que há!
tenho uma pastelaria quero ser o primeiro a adquirir este poduto que sera
novidade em minha cidade,me imforme se e possivel importar este produto.
a indústria não faz mágicas. batatas fritas com essa nova tecnologia apresentam maior volume de acrilamida, substância cancerÃgena presente no preparo de alimentos ricos em amido em altas temperaturas. ou seja: você se livra dos efeitos do óleo, mas aumenta o risco de câncer. vale a pena?
a melhor opção é o cozimento lento de produtos ricos em amido, em água ou vapor. batas fritas, infelizmente, não fazem bem, com ou sem óleo no processo de preparo.
abraços.
link para referência: http://migre.me/5G6UR
Eu estava quase comprando uma fritadeira sem óleo.Li o resultado da Protest e desisti.gosto de batatas fritas,mas com acrilamida(substância cancerigena) não dá.
Que pena…
Adelaide
Vi a propaganda dessa fritadeira na Polishop, e segundo o fabricante além do vento quente ela possui um “elemento” para grelhar a fritura… o que seria esse elemento? A primeira coisa que veio na minha cabeça foi “Gordura Vegetal Hidrogenada”, se for estou fora, mas gostaria de saber que elemento é esse pois se não for isso com certeza estarei comprando uma máquina dessa em breve.
“e ainda não ingerimos outras substâncias maléficas à saúde…”
Vamos lá, um pouco de quÃmica e biologia: TODO alimento de origem animal, e alguns (muitos) de origem vegetal, tem gorduras. Quando moléculas de oxigênio se chocam com óleo ou gorduras a altas temperaturas, formam moléculas de dÃmeros e polÃmeros, além de diversas outras substâncias oxidativas. Todas essas podendo provocar problemas hepáticos e até câncer!
Lembrando que o AR é rico em oxigênio, então o que o AirFryer faz é lançar oxigênio e outros gases presentes no ar ao alimento a altas temperaturas e velocidade, provocando então a oxidação da gordura, seja ela animal ou vegetal. A gordura é oxidada naturalmente no organismo, porém de forma controlada. Quando esta é oxidada a alta temperatura, independente se queima ou não, esta forma SIM compostos prejudiciais a saúde e ricos em radicais livres. O AirFryer somente seria um produto saudável somente se “fritasse” com a ausência de oxigênio!