Cirurgia Bariátrica

A cirugia bariátrica é indicada para pessoas com o IMC > 40, independente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 na presença de comorbidade confirmada; IMC entre 30  e 35 na presença de comorbidade(s) que tenha(m) obrigatoriamente a classificação “grave”.

Por motivos desconhecidos (genéticos, hormonais, psicológicos , marketing) os obesos mórbidos tem na comida a maior fonte de prazer. A cirurgia bariátrica de uma forma ou outra destrói essa fonte , ou porque tira a fome ou dificulta a entrada da comida. Para isto, a pessoa que fará a cirurgia precisa estar preparada para “trocar a fonte de prazer” depois da cirurgia. Antes de operar a pessoa precisa estar psicologicamente preparada para a troca“de uma nova fonte de prazer “.

Antes da cirurgia são necessários uma consulta com o cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), depois com endocrinologista, psicólogo ou psiquiatra e claro, com um nutricionista.  Em algumas vezes, é preciso uma avaliação cardiológica, pneumológica e ortopédica. Além de serem realizados uma série de exames laboratoriais, como exames de sangue e urina, eletrocardiograma, raio X de tórax, ecografia abdominal e endoscopia digestiva alta com pesquisa do H. pylori.

É, não é fácil! Vamos para os tipos de procedimentos (cirurgia):

Cirurgia de Capella ou Bypass Gástrico

É o grampeamento do estômago para diminuir a ingesta de alimentos e desvio intestinal para evitar a absorção calórica completa. A perda de peso é duradoura e adequada. A perda média é de 35% do peso em 1 ano e até 77% do excesso de peso. E há uma melhora das doenças reladionadas à obesidade em sua quase totalidade.

Derivação Biliopancreática Tipo Duodenal Switch

É a retirada de uma porção do estômago e maior desvio do intestino delgado. Há uma grande disabsorção dos alimentos, porém a ingesta alimentar é pouco reduzida com esta técnica. A perda de peso é adequada e duradoura.

Gastrectomia em Manga ou Sleeve Gastrectomy

É apenas a retirada de uma porção do estômago para diminuir a ingestão dos alimentos, não é desviado o intestino. É mais indicado para pacientes com IMC entre 30 a 35 ou acima de 50 para perder peso para posterior cirurgia definitiva.

Banda Gátrica Ajustável

É a colocação de uma prótese de silicone em volta da parte superior do estômago para diminuir a ingesta de alimentos. A absorção de nutrientes não é alterada.

Balão Intragástrico

Procedimento realizado por endoscopia e com sedação. É um balão de aproximadamente 600ml de líquido colocado no estômago para reduzir a capacidade de ingesta alimentar. É retirado após 6 meses também por endoscopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...