Você está aqui: Home > Alimentação > Alimentos para quem tem Hipotireoidismo

Alimentos para quem tem Hipotireoidismo

No tratamento nutricional do Hipotireoidismo o ideal é reduzir ou manter o peso, regular o funcionamento intestinal, evitar o aumento do colesterol LDL sanguíneo e reduzir o inchaço.

Vejamos alguns alimentos (frutas, cereais, carnes) que ajudam a tireóide acelerar (retirado da Revista Viva Saúde):

Gema de ovo – possui iodo, vitamina D que quando em baixa compromete a participação dos hormônios tireoidianos nos ossos. Consuma 1 unidade 3x por semana;

Leite – possui iodo, é fonte de cálcio, quando cálcio está em baixa no organismo, desativa as enzimas envolvidas no metabolismo. Consuma leites magros 3 porções ao dia;

Algas – ótima fonte de iodo, o qual colabora na produção dos hormônios tireoidianos, melhorando assim o metabolismo. Consuma 1 pires de chá 2x a 3x por semana;

Frutos do mar – como ostras, lagostas, camarões, ótimas fontes de iodo também. Possui boas doses de cálcio. Consuma 1 porção de 120g 2x por semana;

Peixes de água salgada – também oferecem uma boa quantidade de iodo e cálcio, os quais favorecem o bom funcionamento da tireóide. Consuma pescada, atum, sardinha, cação e badejo como 1 porção de 120g 3x por semana;

Cereais integrais – boas fontes de magnésio, mineral este que quando está em baixa, diminui a secreção de PTH (hormônio secretado pelas glândulas paratireoides) que prejudica a resposta óssea e renal do organismo. Consuma 1 porção de 100g por dia;

Laranja – rica em selênio e vitamina C, reforça a imunidade, é necessária para a absorção de ferro, é antioxidante e participa na formação das catecolaminas (neurotransmissores). Consuma 1 unidade ao dia;

Sementes – linhaça dourada, sementes de abóbora e de girassol, possuem cálcio e a tirosina que funciona como um alimento para o metabolismo. Consuma 1/2 xícara 3x por semana;

Castanha-do-Brasil – contém selênio, mineral importante que participa dos mecanismos antioxidantes, influencia no sistema imune e atua ativamente da homeostase (estabilidade) da gândula tireóide. Consuma 1 ou 2 por dia;

Carne vermelha – contém selênio também, e vitamina B6 que atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Consuma 1 porção de 120g ao dia.

Para muitas pessoas com hipotireoidismo, para redução do inchaço no corpo o que resolve é drenagem linfática.

A dica desses alimentos é super importante para quem tem hipotireoidismo. Mas é preciso conscientizacção, motivação e fazer exercícios físicos regularmente, pois é engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso. Emagrecer vale para todos.

Veja um exemplo de Dieta para Hipotireoidismo.

34 comentários

  1. eliana mantena da silva

    Há poucos dias que descobri que meu proprio organismo esta produzindo o colesterol alto e a hipotiroidismo entrei no site para saber sobre a alimentação correta obrigada pela gentileza do atendimento ….

  2. Olá Eliana,
    No blog Alimentese, você realmente encontra informações sobre alimentação. Mas para um atendimento individual médico ou nutricional, você deve procurar a um especialista pessoalmente para ser melhor orientada!
    Obrigada e boa saúde para você!

  3. costumo seguir corretamente a minha alimentação, faço 1hora de caminhada por dia é o suficiente como exercicio fisico?

  4. Olá Lucilene,
    O exercício físico deve ser diário ou no mínimo 3 x na semana, por pelo menos 30 min. Mas para saber mais, indico o Blog Viva em Movimento, para você ficar por dentro da atividade física. Porque aqui, o assunto é alimentação saudável!
    Tudo de bom!

  5. Adorei saber o tipo ideal de alimentos para quem tem hipo,e ao mesmo tempo tenho colesterol alto. será que uma coisa leva a outra.Mas já estou me cuidando,fazendo caminhadas,investindo em frutas e sucos ades.Beijos.

  6. acabei de descobrir que tenho hipotiroidismo tenho 29 anos ,mas eu tenho dificuldade para ganhar peso pq isso! obrigado

  7. Olá Luciana,
    Sugiro que você converse com seu médico, o qual deve ter lhe dado este diagnóstico. Existem particularidades em cada caso.
    Boa sorte!

  8. Boa tarde, gostaria de saber qual a dieta para quem tem hipertiroidismo???

  9. Tenho essa doença e foi muito bom as dicas,vou melhorar a minha alimentação e voltar para academia.VALEU!

  10. Olá Fátima,
    Fico muito feliz por você!

  11. Ha poucos dias descobrir que minha filha de apenas 1 ano e 1mes tem hipotireoidismo e fiquei preocupada mas eu sei que existe tratamento e por isso vou correr atras e obrigada pelas dicas de alimentação.Valeu

  12. Olá Crislane,
    Existe tratamento sim. É isso mesmo que você deve fazer. Logo verá que não passa de um susto e sua neném poderá viver normalmente.
    Boa saúde para vocês e obrigada.

  13. Creidineia do C.Francisco

    Oi, eu tenho hipotireoidismo e um nodulo (bocio) na tireoide, faço academia todos os dias, tenho uma alimentação pouco calórica, mas tem dias que sinto que meu corpo está pesado , inchado, existe algum chá ou alimentos que ajudam para desinchar?

  14. Meu filho de 1 ano e 7meses tem hipotiroidismo, fazem 12 dias que comecei com o remédio. Gostaria de saber um cardápio e/ou alimentos para ele. Desde já muito obrigado.

  15. Olá Creidineia,
    Os alimentos seguem no post. Quantos aos chás, indico que você pesquise bem, pois são plantas medicinais e tem suas doses diárias.
    Outra dica é reduzir a ingestão de alimentos industrializados pois contém grandes quantidades de sódio que aumentam o inchaço.
    Saúde! Até mais.

  16. Olá Cleide,
    Indico que você procure o(a) pediatra do seu filho para que lhe dê a orientação correta. A dica de alimentos está dada no post!
    Saúde! Tudo de bom!

  17. Janine Guterres Westphal

    A 15 anos me trato pra hipotireoidismo só não consigo manter meu peso,to sempre sanfona,o que posso fazer,adorei as dicas e incho muito,

  18. ADOREI AS DICAS , PORQUE EU TENHO HIPOTIREOIDISMO MAS JA ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM A ENDOCRINOLOGISTA,SO NAO TENHO TEMPO PARA FAZER EXERCICIO FISICO.

  19. Eu tenho hipotireodismo ja estou em tratemento medico,gostaria de saber se tem algum exercicio fisico que poso fazer em casa, porque nao tenho tempo de nem fazer uma caminhada.

  20. Olá Maria Aparecida,
    Tem sim. O ideal seria você procurar um profissional da área para lhe ajudar. Mas hoje temos o programa bem-estar da Rede Globo que praticamente toda sexta-feira passa algumas atividades para se fazer em casa.
    Acesse este link aqui: http://g1.globo.com/bemestar/
    Boa sorte!

  21. solange silva reis

    estava com hiper fiz iodo passei para hipo estou tomando puran de 50 estou mal com muito chororo choro por qualquer motivo e normal.

  22. Olá Solange,
    Você deve falar com seu médico. Ele que lhe deu seu remédio e será ele quem irá lhe ajudar. Procure-o e logo você irá resolver seu problema.
    Obrigada e boa sorte!

  23. Ola, eu assisti ao bem estar no dia em q eles falavam sobre a tireoide, a medida q fui assistindo fui me dando em conta de q eu tinha alguns sintomas do hipo, agora estou c/ consulta agendada c/ uma endocrinologista. Ja tinha entrado no site antes e vi q minha alimentaçao esta adequada em partes. Talvez o q falte seja mesmo uma reposiçao hormonal… obrigado por me ajudarem.

  24. Boa tarde!
    Descobri há alguns meses que tenho hipotireoidismo e estou tomando Puran de 50 mcg, mesmo sabendo que com tratamento eu conseguirei engravidar, já chorei bastante, estou me achando muito sensível,e agora estou me cuidando, e as dicas de alimentos que vocês sugeriram me ajudou bastante. Obrigada! Abraços a todos!

  25. Olá Thais,
    Ficamos muito felizes com sua visita e por poder ajudá-las com as nossas dicas!
    Muita saúde para você!

  26. Olá tenho hipotireodismo há 6anos fiquei durante 5anos fazendo tratamento errado e há um ano que achei um excelente medico que me orientou com reducaçao alimentar. comer pouco e em tres, tres horas alimentos naturais um medicamento certo. Perdi 15kg e exercicio físico. Faço exames com intervalo de dois meses com acompanhamento medico e graça a deus e isso tudo estou vivendo e convivendo. Mas tem que ter muita força de vontade para mudar a sua vida alimentar. Nada é perfeito mas precisamos viver bem mesmo com hipotireodismo. Bjs a todos

  27. Olá Susy,
    Parabéns pela história e precisamos nos aceitar e viver bem conosco!
    Boa sorte!

  28. maria aparecida dos reis pereira

    adorei a materia ,nos ajude colocando mas alimentos indicados para hipodireodismo

  29. Boa tarde!
    Tenho hipotieoidismo e minha endocrina falou que eu devo evitar iodo. Porém todos locais falam ao contrário. Poderia me explicar a razão?

  30. Ola Parabens pelas dicas tenho 40 anos, descobri a cerca de 2 anos o hipotireoidismo, realmente estava me sentindo esgotado e antes de descobrir a causa tratei alergia tratei problemas no estomago, e uma doença muito nova para os medicos o que eu sinto e uma falta ainda de pleno conhecimento desta doença por este motivo acho muito importante estas dicas venho tratando com medicação e melhorei muito mas a propia medicação tem dia que o corpo não aceita bem com o compl,emento da alimentação e um banho frio os sintomas melhorão valeu…..

  31. Olá, Há um ano atrás descobri o hipertireoidismo, com ele sofri muito, pois perdi 15 kg em uma semana, tive problemas no fígado, fiquei com icterícia (amarelão), até descobrir o que era foi uma longa tortura. Até que a endócrino me receitou iodo e de hiper reverteu para hipo, recuperei os 15kg e mais 10kg de presente. Ainda luto com o peso e me sinto muito inchada. Já comecei acrescentando os alimentos indicados por vcs, mas a força de vontade para manter uma alimentação saudável deve ser constante. Parabéns pelo site e pelas dicas. Abraço Taís

  32. alexandra de assis silva

    tenho tireoide nao consigo ganhar peso pois quando ganho alguns quilos rapidamente os perco. gostaria de saber se posso tomar algum tipo de vitamina para ganhar peso…..e se posso vaser exercicios fisico…. pois eu fazia caminhada mas comecei a passar mal…….gostaria de poder engordar um pouco…..

  33. gostei muito e esclareceu bastante o que o médico deixou de lado,principalmente com relação a alimentação;obrigada

  34. tenho um bebe de 1 ano meio q nasceu pesando 5k45g logo q nasceu foi feito exames inclusive do pezinho mais tudo normal bebe saudavel.mais pra minha tristeza com dois meses de vida ele comecou ter problemas de saude passei ele em varios medicos particular mais ninguem sabia o q meu filho tenha e o pior q o bebe estava perdendo peso e comecou a ter alergia a quase tudo alimentos remedios eu quase perdi meu filho por duas vezes…ate que aos nove meses levei em outro medico de alergia ele pediu varios exames e todos normais ate q medico pediu o exame de tiroide tsh e t4 e deu hipertiriodismo mais o medico pediu pra repetir o examenovamente o resultado deu hipotiriodismo so sei q foram feitos 5 exames ea minha cabeca esta confuza porque dois dos exames deu hipertiriodismo e e dois de hipotiriodismo e somente um deu que nao tem nada,oqu devo fazer…me ajudem por favor…muito obrigada

Responda

Seu email não será publicado

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>